Degustar um bom vinho é uma experiência incomparável. E, embora muitos acreditem que os bons rótulos são extremamente caros, é possível encontrar ótimas opções de vinhos a preços acessíveis, sejam eles tintos, brancos ou rosés. A pedido da Revista Bula, o sommelier Rodrigo Teófilo Gomes selecionou dez vinhos capazes de agradar os paladares mais exigentes e que custam até 50 reais. Os vinhos selecionados são encontrados facilmente na internet, em adegas especializadas ou em supermercados. A lista contempla rótulos de diferentes estilos, exemplares de cinco países tradicionais na produção de vinho: Portugal, Argentina, Chile, Uruguai e Itália.

Produzido a partir de uvas Malbec, este vinho seduz o nariz por meio de uma profusão de frutas vermelhas e negras, como cerejas, framboesas e amoras; com um leve toque de baunilha. Saboroso e persistente, harmoniza bem com carnes e queijos na brasa. Assinado por Susana Balbo, uma das maiores enólogas da Argentina.

Elaborado com um blend de uvas, este vinho português mistura o aroma de frutas vermelhas e ervas, típico das uvas Trincadeira; com as notas de morangos, provenientes da casta Aragonez; e a leve adstringência das uvas Castelão. Saboroso e elegante, acompanha bem carnes assadas ou grelhadas, massas e queijos.

Equilibrado, fresco e fácil de beber, possui notas de especiarias e frutas do bosque maduras. É produzido na região do Alentejo, em Portugal, com um blend de uvas Syrah, Aragonez e Touriga Nacional. Com acidez média e cor rubi intensa, é ideal para acompanhar pizzas, bruschettas, entradas e massas.

Equilibrado e agradável, este vinho é elaborado com uvas selecionadas e colhidas à mão. Possui notas frutadas e amadeiradas, com nuances de chocolate. Seu nome é uma homenagem a Don Pascual Juanicó Harriague, conhecido por levar as uvas Tannat ao Uruguai. Harmoniza com carnes vermelhas, massas com molhos cremosos e aves.

Com suave adstringência, este vinho chileno homenageia os gatos pretos, que são símbolo de sorte nas vinícolas. É produzido com uvas Carmenère, extremamente aromáticas. Suas notas remetem a frutas negras, ervas e especiarias. É ideal para acompanhar carne de cordeiro, massas ao molho de manjericão e pratos com molhos condimentados.

Produzido na região da Puglia, na Itália, este vinho tinto agrada os mais diferentes paladares. Com leve doçura e refrescância, possui notas de frutas vermelhas maduras, chocolate e toques de eucalipto e canela. Harmoniza bem com carnes vermelhas grelhadas, carne suína com molhos agridoces, embutidos e queijos.

Complexo e intenso, este vinho, produzido no Chile, revela notas de amoras, violetas, chocolate, couro, e um leve toque tostado. Ao apreciá-lo, é possível sentir toda a contribuição aromática da madeira. Encorpado, harmoniza perfeitamente com queijos azuis, carnes vermelhas assadas e massas com molhos à base de tomate.

De cor rosa, com reflexos de rubi, este vinho possui um sabor leve e fresco, com notas de amoras, cerejas e especiarias. Produzido na região da Sicília, na Itália, carrega a acidez e os aromas característicos das uvas Syrah. Pode ser servido sozinho, como aperitivo, mas acompanha bem pratos com peixes e frutos do mar.

Com aromas de flores e especiarias, faz parte da linha argentina Crios, que se caracteriza pela modernidade e jovialidade dos seus vinhos. Agradável e equilibrado, possui sabores marcantes de frutas exóticas, mel e baunilha. Harmoniza bem com pratos da culinária oriental, frutos do mar, queijos, saladas e aperitivos.

Com aroma de frutas brancas e amarelas, este vinho alentejano é leve, frutado e fresco. É produzido a partir do blend das uvas Antão Vaz, Perrum e Arinto, que expressam a riqueza de Portugal. Fácil de beber, agrada os mais diferentes paladares e harmoniza bem com petiscos, entradas e pratos leves feitos com aves ou peixes.