Charles Spencer Chaplin foi um dos mais importantes atores da história, além de ter sido também diretor, produtor, humorista, escritor, dançarino, roteirista e músico. Por meio de Carlitos, seu personagem mais famoso, Chaplin se tornou um fenômeno e elevou o status do cinema mudo. Em abril de 2019, completam-se 130 anos do nascimento do cineasta e, em sua homenagem, a Fundação Cineteca di Bologna digitalizou e disponibilizou online milhares de arquivos raros e pessoais de Chaplin, desde o início da carreira até os seus últimos dias, em 1977.
Os arquivos incluem tudo: desde anotações sobre filmes, até documentos pessoais, como poemas, letras, contratos, cartas, revistas, desenhos e lembranças de viagem. A maioria desses itens nunca havia sido disponibilizada para o público até então, e todos eles enriquecem a imagem de um dos maiores criadores de comédias clássicas do cinema, como “Tempos Modernos” (1936) e “O Grande Ditador” (1940).
Ao todo, estão disponíveis mais de 30 mil itens de Charles Chaplin. Para visualizá-los, basta clicar em uma das categorias: “Images” ou “Documents”. Clicando em “Topics”, também é possível conhecer os arquivos de acordo com as fases da vida e interesses de Chaplin. Para navegar pelas imagens e documentos, utilize as ferramentas de zoom presentes no canto esquerdo inferior da tela. E, para fazer o download, clique no símbolo de nuvem abaixo da legenda.
Clique aqui para acessar: 30 mil arquivos raros de Charles Chaplin