Desde o seu surgimento, no início do século 19, a fotografia tem se mostrado um instrumento importante para a investigação da história. Dizer que “uma imagem vale mais que mil palavras”, pode até ser clichê, mas realmente faz sentido quando analisamos algumas fotos que ajudam a contar a história do mundo. A Revista Bula pesquisou arquivos de imagens na web e reuniu em uma lista 21 fotos impressionantes que nos ajudam a enxergar o passado com uma nova perspectiva. Algumas fotografias retratam personalidades importantes na ciência e na arte, outras apresentam pessoas comuns que se tornaram a representação de períodos determinantes na história mundial.
A foto, tirada em 1907, mostra o psiquiatra Carl Jung e o psicanalista Freud descansando após a sauna. Os dois se encontraram pela primeira vez naquele ano e se tornaram grandes amigos.
Robert Wadlow, o homem mais alto já registrado e confirmado. Também conhecido como “O Gigante de Illinois”, ele media 2,72m. A foto foi tirada em 1939, um ano antes da morte de Wadlow.
Hitler se refugiava em um bunker, um abrigo subterrâneo a cinco metros de profundidade. A fotografia mostra o estado do local após a derrota do líder nazista. Hitler e sua mulher, Eva Braun, cometeram suicídio dentro do bunker.
Vladimir Lênin, o líder dos bolcheviques, se dirige aos soldados do Exército Vermelho, que estão prestes a partir para a guerra polaco-soviética, em 1920. Em pé, do lado direito do palanque, está Leon Trótski, intelectual marxista.
Nessa foto histórica, tirada em 1936, August Landmesser se nega a saudar Adolf Hitler. Ele era contra o nazismo por ter sido proibido de se casar com Irma Eckler, uma judia que posteriormente foi morta em um campo de concentração.
Em 1904, Ernest Hemingway, aos cinco anos, foi retratado pescando. A pesca sempre foi importante na vida do escritor, que ganhou o Nobel de Literatura em 1954.
O pai da psicanálise, Freud, acreditava que os cachorros ajudavam a acalmar as pessoas e, por isso, atendia seus pacientes acompanhado de Jofi, sua cadela da raça Chow Chow.
A foto, tirada em 1939, retrata o físico alemão Albert Einstein em uma praia de Long Island, em Nova York. Einstein desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna.
Como já visto, Ernest Hemingway gostava de pescar desde a infância. Nesta fotografia, tirada em 1935, o escritor exibe um atum pescado por ele. O peixe pesava cerca de uma tonelada.
O arqueólogo Howard Carter abre o túmulo do Faraó Tutancâmon, em 1922. Esta foi a tumba faraônica mais bem conservada e intacta já encontrada no Vale dos Reis, no Egito.
Da esquerda para a direita, estão os cientistas: Conrad Habicht, Maurice Solovine e Albert Einstein. Juntos, eles criaram a Academia Olímpia, grupo que se reunia para discutir ciência e filosofia.
Walter Elias Disney foi o fundador da “The Walt Disney Company”, e tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações. O personagem Mickey Mouse foi criado por ele em 1928 e se tornou o maior símbolo de sua empresa.
A pequena Alice era filha de Harry Liddell, um amigo próximo do escritor Lewis Carroll. Essa foto, mostra a garota aos seis anos de idade, em 1858. Para escrever “Alice no País das Maravilhas”, Carroll se inspirou em Alice Liddell.
A foto dos Beatles atravessando a Abbey Road, em Londres, é mundialmente conhecida. O que poucos sabem é que existem seis fotos da banda no mesmo local. O fusca branco que aparece nas imagens foi leiloado em 1986 por 23 mil dólares.
Na foto, um soldado americano brinca com um canguru, no norte da Austrália, em 1942. Naquela época, a Austrália era um local estratégico para o treinamento das forças militares dos Estados Unidos.
Duke Kahanamoku foi um atleta olímpico havaiano muito famoso no início do século 20. Ele foi o responsável por popularizar o surf em todo o mundo. A foto foi tirada no Havaí, em 1920.
Em 1920, a polícia de Nova Jersey prendeu algumas mulheres alegando que os trajes de banho que elas usavam eram muito indecentes.
A foto, tirada pela fotojornalista Dorothea Lange, em 1936, se tornou um ícone da depressão nos Estados Unidos. A mulher retratada na imagem é Florence Owens Thompson. Aos 32 anos de idade, ela era mãe de seis filhos e passava por necessidades em um acampamento de imigrantes.
Em 1920, um homem mede o tamanho dos maiôs das mulheres. Se as roupas de banho fossem consideradas muito curtas, elas poderiam ser multadas.
Com o fim da 2ª Guerra Mundial, a Europa viveu um longo período de escassez. Na foto, Werfel, um garoto que vivia em um orfanato da Áustria, abraça um novo par de sapatos que ganhou da Cruz Vermelha Americana. A cena foi capturada pelo fotógrafo Gerald Waller, em 1946.
Ao lado de seu filho, o pastor e ativista Martin Luther King retira uma cruz queimada de seu quintal. O objeto provavelmente foi plantado por racistas ligados à Ku Klux Klan, grupo que pregava a supremacia branca.