A Revista Bula realizou uma enquete com o objetivo de descobrir quais são, segundo os leitores, os melhores destinos para viagens a dois no Brasil. A consulta foi feita a colaboradores, assinantes — a partir da newsletter —, e seguidores da página da revista no Facebook e no Twitter. Os 15 lugares mais votados têm algumas características em comum: todos contam com belezas naturais, clima ameno, bons hotéis e restaurantes. Alguns destinos já são conhecidos pelo romantismo, como Gramado, no Rio Grande do Sul; e Fernando de Noronha, em Pernambuco. Mas, a lista também conta com opções alternativas, como as cidades de Gonçalves, em Minas Gerais; e São Francisco do Sul, em Santa Catarina.
As cidades da Serra Gaúcha chamam a atenção dos casais devido às construções em estilo europeu, ótimos restaurantes, bistrôs e muitas chocolaterias. O frio reina na maior parte do ano e favorece o clima de romantismo. Para os enófilos, as rotas do vinho são um forte atrativo. As vinícolas da região possuem visitas guiadas por enólogos e, em algumas delas, há também a opção de hospedagem.
Fernando de Noronha é uma ilha bastante tranquila, ideal para casais que buscam sossego e contato com a natureza. O local é conhecido pelas praias paradisíacas, de águas cristalinas e de temperatura agradável, mas também possui ótimas pousadas e restaurantes. Como passeio, existem opções de mergulho, passeio de barco e trilhas. Para os casais que gostam de dançar, os bares tocam forró e maracatu à noite.
Localizada a uma altitude de 1555 metros, Monte Verde oferece uma boa estrutura de pousadas com chalés e restaurantes. Além da paisagem deslumbrante, o clima ameno também agrada os casais. É possível explorar a natureza e as cachoeiras da região caminhando pelas trilhas. Na avenida principal, os turistas encontram cervejas, geleias, pimentas e outros produtos fabricados por produtores locais.
Paraty é uma pequena cidade cercada por montanhas, no litoral sul do Rio de Janeiro. Os principais atrativos do local são o centro colonial português, com edifícios dos séculos 17 e 18, os passeios marítimos, a Capela de Santa Rita à beira-mar e a vista dos barcos coloridos ancorados na margem do Rio Perequê-Açu. A cidade oferece boas opções de pousadas e de restaurantes românticos.
Devido ao clima das montanhas de São Paulo, Campos do Jordão é um dos destinos preferidos entre os casais que gostam de frio. Batizada de “Suíça Brasileira”, a cidade encanta os turistas com o charme da sua arquitetura europeia, bosques coloridos e alta gastronomia. Conhecer o Palácio Boa Vista, visitar fábricas de chocolate, e explorar a Vila Capivari são alguns dos passeios para se fazer a dois.
Bonito é uma das melhores opções do Centro-Oeste para casais que procuram diversão e contato com a natureza. A cidade é um paraíso cheio de cachoeiras, rios de águas cristalinas, trilhas e grutas. Existem boas opções de hotéis, pousadas e restaurantes na região. Uma dica gastronômica é provar o sorvete assado, uma sobremesa que se tornou tradição local.
Penedo é uma vila próxima ao Parque Nacional do Itatiaia, entre Rio de Janeiro e São Paulo. Colonizada por finlandeses, uma das maiores atrações da cidade é o parque “Pequena Finlândia”, que reproduz a arquitetura europeia e reúne restaurantes, lojas de artesanato, pousadas, chocolaterias e até uma casinha do Papai Noel. A cidade também possui belas cachoeiras e montanhas, ideal para casais que gostam de ecoturismo.
Ouro Preto foi declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade é ideal para casais que gostam de locais históricos e curtem um clima ameno. Ela é conhecida por sua arquitetura barroca, principalmente pelas igrejas, que exibem obras do artista Aleijadinho. É possível conhecer a cidade a pé, tendo como ponto de partida a Praça Tiradentes. A cidade conta com pousadas encantadoras e restaurantes especializados em culinária mineira.
Praias praticamente desertas, clima ameno e lugares históricos: esse é o cenário da Ilha do Mel, a 130 km de Curitiba. O local é o destino perfeito para casais que buscam tranquilidade, carros são proibidos por lá e existe um limite de cinco mil visitantes por dia na ilha. Entre os pontos turísticos mais conhecidos, estão a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.
Escondida na Serra da Mantiqueira, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, a cidade de Visconde de Mauá está a 1.300 metros de altitude. Durante o verão, é o destino ideal para casais que gostam do contato com a natureza, pois a cidade possui belas cachoeiras, como a do Escorrega e a de Santa Clara. Quando chega o inverno, a região é procurada por casais em busca de pousadas aconchegantes e jantares românticos.
Tiradentes é uma das cidades históricas mais bem preservadas do país. As suas ruas estreitas calçadas com paralelepípedos guardam surpreendentes igrejas barrocas e casarões coloniais. Por ser muito tranquila, se tornou um dos destinos mais procurados pelos casais que buscam bons restaurantes e pousadas em clima romântico. A cidade também é cheia de ateliês de arte, que produzem peças de madeira, estanho, ferro e pedra-sabão.