Yalitza Aparicio era uma professora indígena em Oaxaca. Quando soube que estava ocorrendo uma seleção para o filme “Roma”, ela se inscreveu para tentar a sorte. E deu certo: ela interpretou Cleo, a protagonista do filme, uma empregada doméstica. O longa recebeu dez indicações ao Oscar, entre elas, a de “Melhor Atriz”, para Yalitza, a primeira vez em que uma indígena recebe a indicação. Pelo fato de não estar dentro dos padrões de beleza de Hollywood, a atriz tem enfrentado muitas críticas de outros artistas e diretores mexicanos. A atriz de novelas Laura Zapata criticou a aparência de Yalitza quando lhe perguntaram sua opinião sobre o Oscar: “Que sorte, né? É a sorte das feias”, disse Laura.
Assim como Yalitza Aparicio, muitas atrizes que hoje são influentes em Hollywood já foram criticadas por não serem ‘bonitas” o suficiente. Confira algumas histórias.

A atriz Winona Ryder já interpretou papéis importantes no cinema. Mas, segundo a atriz contou para a revista Interview, no começo de sua carreira um diretor de elenco afirmou que ela não era “bonita o bastante para Hollywood” e que deveria voltar para a escola. Mas, Winona persistiu e foi indicada ao Oscar duas vezes, em 1994 e 1995.

Em uma entrevista dada ao programa “The Graham Norton Show”, Meryl Streep contou que, em 1976, fez um teste para o filme “King Kong” e, assim que entrou na sala, o diretor italiano Dino Di Laurentiis disse: “Por que vocês me trouxeram essa coisa feia?”. Hoje, Meryl coleciona 21 indicações ao Oscar e três estatuetas.

Em 2017, a atriz Jessica Chastain disse ao jornal britânico “The Telegraph”:
“Apenas nos últimos cinco anos as pessoas começaram a me achar atraente. Antes, eu não recebia bons papéis porque não era considerada bonita o suficiente”. Jessica foi indicada ao Oscar duas vezes, em 2012 e 2013.

Uma das maiores estrelas de Hollywood, Reese Witherspoon disse à revista “You” que enfrentou muitas dificuldades quando chegou em Los Angeles: “Tudo o que ouvi foi: ‘Não, ela não é boa — não é alta o suficiente, não é bonita o suficiente, não é esperta o suficiente’. É preciso ter uma personalidade forte para lidar com a rejeição”.

Em 2016, Kate Winslet ganhou o prêmio BAFTA de “Melhor Atriz”, por sua atuação no filme “Steve Jobs”. Em seu discurso, ela disse: “Quando eu tinha 14 anos, um professor de interpretação me disse que eu poderia me dar bem se me contentasse apenas com papéis de meninas gordas”. No final, Kate mandou um recado para o professor: “Olha pra mim agora!”, disse segurando o troféu.

Uma das atrizes mais influentes da atualidade, Viola Davis ainda recebe críticas sobre sua aparência. Em uma entrevista ao “The New York Times,” ela disse: “Eu ouvi que não sou bonita toda a minha vida. Funcionou quando eu era mais jovem, hoje não funciona mais. Porque, no final do dia, é você quem se define, e não os outros”.

A estrela de “Sex And The City” chegou a ser nomeada pela revista “Maxim”, em 2008, a “Mulher Menos Sexy Viva”. Segundo a atriz contou para a revista “Allure”, ela é alvo de críticas desde o início da carreira, mas não se incomoda: “Nada do que foi dito ficou no meu cérebro por muito tempo”.

Meghan Markle teve uma carreira de sucesso como atriz e empreendedora. Em entrevista à “Revista Darling”, ela contou que enfrentou rejeição no início da carreira: “Um dia não estava magra, ou bonita, ou meus traços não eram étnicos o suficiente. No dia seguinte, já estava magra demais, étnica demais ou bonita demais”. Em 2018, Meghan entrou para a família real britânica ao se casar com o Príncipe Harry.

Com apenas 23 anos, em 2013, Jennifer Lawrence ganhou o Oscar de “Melhor Atriz”, por sua atuação no filme “O Lado Bom da Vida”. Mas, antes disso, ela recebeu duras críticas sobre seu corpo: “As pessoas me diziam que eu era gorda e seria demitida se não perdesse peso. Traziam fotos minhas e diziam que elas podiam servir de motivação para um regime”, disse a atriz à revista “Harper’s Bazaar”.

Antes de ser uma das estrelas do seriado “Glee”, a atriz e cantora Lea Michele teve que lidar com críticas sobre sua aparência. “Quando eu tinha 15 anos, um empresário me pediu para fazer uma plástica no nariz se quisesse trabalhar com ele. Mas, minha mãe me falou sobre Barbra Streisand, que nunca mudou seu nariz e fez muito sucesso. Naquele momento, eu soube que Barbra era uma inspiração para garotas como eu”, contou a atriz à Revista “Allure”.