O catálogo de filmes da Netflix possui opções para todos os gostos, inclusive para os amantes da literatura. A Revista Bula vasculhou o acervo do serviço de streaming e reuniu em uma lista dez ótimos longas que com certeza vão agradar os espectadores que gostam de ler. Todos os filmes selecionados foram baseados em livros, biográficos ou de ficção. Entre os destaques, estão “Mademoiselle Vingança” (2019), de Emmanuel Mouret; e “Um Reino Unido” (2016), dirigido por Amma Asante. Os filmes estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Willowdean é uma jovem que está acima do peso, mas é confiante e não se importa com a opinião das pessoas. Ela vive em uma cidade do Texas com a mãe, Rosie, uma ex-miss e celebridade local que se dedica a treinar modelos para concursos de beleza. Willowdean sente que é deixada de lado por Rosie devido à sua aparência e decide se inscrever em um concurso de beleza no qual a mãe será jurada. O filme é baseado no romance homônimo de Jullie Murphy.
Na França do século 18, a Madame de La Pommeraye conhece o Marquês de Arcis e se apaixona. Mesmo sabendo que ele é um galanteador profissional, ela resolve assumir um relacionamento com o marquês, acreditando que o amor irá mudá-lo. Mas, após dois anos, ele se sente entediado e acaba com o romance. Abandonada e com o orgulho ferido, a Madame arquiteta um plano infalível para se vingar do ex. O filme é inspirado em uma passagem do livro “Jacques, o Fatalista, e Seu Amo”, de Denis Diderot.
Lucy Flay é uma tradutora inglesa morando em Tóquio, em 1989. Ela leva uma vida solitária no país estrangeiro e tem uma relação conturbada e intensa com o fotógrafo Teiji. Um dia, Lucy faz amizade com a enfermeira americana Lily, que acaba se envolvendo sexualmente com Teiji. Quando Lily desaparece misteriosamente, a tradutora se torna a principal suspeita do crime. O longa é baseado no livro “Earthquake Bird”, de Susanna Jones.
Ambientado no final do século 19, o filme conta a história do ambicioso jovem dinamarquês Peter Sidenius. Filho de um casal cristão, ele viaja para a capital, Copenhague, para estudar engenharia, rebelando-se contra o pai clérigo. Na cidade grande, Peter tenta conseguir recursos para viabilizar um projeto de fornecimento de energia com potencial revolucionário. Mas, seus desentendimentos com a família podem atrapalhar seus planos. O filme é baseado na obra “Lykke-Per”, de Henrik Pontoppidan.
Durante a Grande Depressão, em 1931, um grupo de migrantes mexicanos e chineses atravessa o segundo deserto mais seco do mundo (depois do Vale da Morte), o Sonora. As estradas entre México e EUA estão fechadas para estrangeiros e os chineses foram expulsos do estado de Sonora por um governador xenófobo. Em um Ford Model A, de 1928, eles lutam para chegar à Baixa Califórnia. O filme é baseado no livro “La Ruta de los Caídos”, do historiados Guillermo Munro Palacio.
Beto é um homem solitário, que trabalha como guarda em um parque cercado pelo mar, leões marinhos e orcas. Lola é mãe de Tristán, um garoto autista que não demonstra entusiasmo com nada. Ao ver Beto na TV, Tristán reage positivamente e Lola resolve levá-lo para conhecer o guarda, esperando que o contato com as orcas ajude o garoto a despertar suas emoções. O filme foi inspirado no livro “Agustin: Corazonabierto”, de Roberto Bubas.
O príncipe Seretse Khama, herdeiro do trono de Botsuana, viaja para estudar Direito em Londres no final da Segunda Guerra Mundial. Lá, ele se apaixona por Ruth Williams, uma funcionária britânica branca. Os dois se casam e vão para Botsuana, mas enfrentam uma série de preconceitos por ser um casal interracial. O tio de Seretse, Tshekedi, insiste que não lhe dará o trono enquanto ele não se separar de Ruth.
No dia de seu quinto aniversário de casamento, Amy desaparece sem deixar pistas. Quando as aparências de uma união feliz começam a ruir, Nick, seu marido, torna-se o principal suspeito para a polícia. Mas, Nick alega não ser o culpado e fará de tudo para provar sua inocência, ao mesmo tempo em que investiga o que realmente ocorreu com Amy. O longa é baseado no livro homônimo escrito por Gillian Flynn.
No século 11, na Inglaterra, Rob vê sua mãe morrer por uma doença desconhecida. Ele cresce sob os cuidados de Bader, um barbeiro que vende poções que prometem curar doenças. Rob procura aprender tudo com Bader, mas ainda deseja saber mais. Ao ouvir falar de um famoso médico na Pérsia, ele faz uma longa viagem para conhecê-lo. Para isso, precisa esconder o fato de ser cristão, já que apenas judeus e árabes podem entrar na Pérsia. O filme é baseado no livro homônimo de Noah Gordon.
Emma e Dexter se conheceram na faculdade, no dia 15 de julho de 1988. Pelos próximos 20 anos, o casal de amigos sempre se encontra nessa mesma data. Durante esse tempo, Emma enfrenta dificuldades na carreira e nos relacionamentos, enquanto Dexter consegue ser bem-sucedido em todas as áreas. A vida de ambos passa por várias fases, até que eles finalmente percebem que foram feitos um para o outro. O filme é inspirado no romance homônimo de David Nicholls.
Bônus
Descontente com a realeza, o príncipe rebelde Hal dá as costas à vida real e decide viver entre os plebeus. Mas, com a morte de seu pai tirano, ele é coroado Rei Henrique V da Inglaterra, sendo forçado a viver no mundo que havia abandonado. Agora, o jovem líder terá que aprender a lidar com as pressões políticas, a guerra deixada por seu pai e seus conflitos pessoais. O filme é inspirado na peça “Henriad”, de William Shakespeare.
No fim da década de 50, a viúva Florence Green, recém-chegada em uma cidade do interior da Inglaterra, decide reconstruir sua vida e abrir uma livraria. Mas, sua iniciativa é vista com maus olhos pela população local, que é muito conservadora e passa a desconfiar de tudo que Florence faz. Mesmo sendo alvo da hostilidade de parte das pessoas, ela resolve lutar pela permanência do seu negócio. O longa é baseado no livro homônimo de Penelope Fitzgerald, lançado em 1978.