Teste New York Times: 36 perguntas que poderão fazer duas pessoas se apaixonarem

Teste New York Times: 36 perguntas que poderão fazer duas pessoas se apaixonarem

Em 1997, o psicólogo norte-americano Arthur Aron publicou um estudo que investigava se a intimidade entre dois desconhecidos poderia ser acelerada caso ambos fizessem um ao outro perguntas pessoais específicas. Ele criou um questionário com 36 perguntas, separadas em três estágios, sendo que o nível de profundidade das respostas avança a cada questão.

A ideia central do estudo diz que a vulnerabilidade mútua promove proximidade. Como demonstrar vulnerabilidade pode ser extremamente difícil, alguns casais levam anos para conversar sobre assuntos delicados. Então, o questionário de Aron força esse aspecto e as pessoas que o aplicam tendem a se apaixonar.

Quando Aron testou o questionário, um dos casais que participaram do estudo se casou seis meses mais tarde. “A última vez que entrei em contato com eles, ainda estavam juntos”, disse o psicólogo à Revista Wired, em 2010. E, em 2015, a jornalista Mandy Len Catron publicou um artigo no The New York Times, narrando como também se apaixonou usando as perguntas de Aron.

Para quem quiser testar, a regra é usar no mínimo 45 minutos para o questionário: 15 minutos para cada conjunto de perguntas. Os participantes devem se revezar na leitura das questões, embora os dois precisem responder todas. Confira, abaixo, o questionário elaborado por Arthur Aron: