Desde a criação do cinema no século 19, pelos irmãos Louis e Auguste Lumière; e até os dias de hoje, a França é uma das maiores referências quando se trata de sétima arte. Os filmes franceses possuem um ritmo especial e são carregados de muita originalidade. Nessa lista, a Revista Bula reuniu dez filmes que são essenciais para todos os cinéfilos que apreciam o cinema francês. Entre os destaques, estão “Amor” (2012), de Michael Haneke, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013; e “Entre os Muros da Escola” (2008), dirigido por Laurent Cantet e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2008.
Paula é uma adolescente que enfrenta todas as questões comuns de sua idade, mas sua família é diferente: todos são surdos, menos ela. É a adolescente quem lida com todas as burocracias da fazenda da família e traduz a língua de sinais nas conversas com outras pessoas. Um dia, um professor de música descobre o talento da garota para a música e a convida para participar de um concurso em Paris. Paula sabe que essa é uma oportunidade única, mas tem medo de deixar a família desamparada.
Nesse filme surrealista, o espectador acompanha a história de Colin, um homem rico, que nunca precisou trabalhar, mas não leva jeito com as mulheres. Ele conhece Chloé e, apesar do encontro ter sido desastroso, os dois se apaixonam e se casam. Eles vivem felizes juntos e estão sempre cercados de amigos. Mas, a felicidade do casal é posta à prova quando Chloé é diagnosticada com uma doença rara, cujo tratamento pode levar Colin à falência.
Georges e Anne são um casal de aposentados apaixonado por arte. Eles estão aprendendo a lidar com os sinais da velhice, até que Anne sofre um infarto de repente. A doença, aos poucos, se apodera de suas capacidades físicas e mentais. A filha do casal, Eva, mora em outro país e deseja que a mãe vá para um local onde receba cuidados especializados. Mas, George deseja continuar ao lado da esposa e cuidar dela em casa.
Oscar atravessa Paris numa limusine que, por dentro, é um camarim onde ele se transforma nos mais diferentes personagens, que interpreta durante as paradas pelos pontos da cidade. Durante a viagem, ele pode ser um magnata, um mendigo, um atleta, um pai de família e até mesmo um assassino. Ao transitar entre ficção e realidade, Oscar só tem a companhia de Celine, que dirige a limusine.
James Miller é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro, que trata do valor da cópia na arte. Chegando lá, ele conhece Elle, uma francesa que é dona de uma galeria de arte e compra alguns de seus livros. Eles passam a tarde juntos, conversando. Em uma cafeteria, uma conhecida de Elle acha que James é seu marido. A partir de então, eles começam a encenar esses papéis, como se estivessem juntos há muitos anos.
Bahia Benmahmoud é uma jovem mulher extrovertida e rebelde, totalmente comprometida com seus ideais políticos. Se preciso, ela transa com seus opositores para convertê-los à sua visão política. Geralmente, ela costuma ser bem-sucedida na missão de transformar adversários em aliados. Até o dia em que conhece Arthur Martin, um homem mais velho que não concorda com as opiniões da jovem.
Nicolau leva uma vida tranquila, sendo amado pela família e se divertindo com os amigos. Um dia, ele escuta uma conversa entre os adultos e começa a acreditar que a mãe está grávida. Nicolau acha que se os pais tiverem um outro filho, ele será abandonado. Então, o garoto convoca os amigos da escola e, juntos, eles criam planos mirabolantes para evitar o nascimento do irmãozinho de Nicolau.
François Marin é professor e trabalha em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas se apoiam na difícil tarefa de fazer com que os estudantes aprendam algo ao longo do ano letivo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não aceitam os métodos propostos pelo professor. O filme é baseado no livro homônimo, escrito por François Bégaudeau.
George Laurent é jornalista e apresentador de um programa literário na TV. Ele vive em Paris, com a esposa Anne e o filho Pierrot. Um dia, o casal recebe um vídeo anônimo com imagens de sua casa, filmadas por uma câmera instalada na rua. Depois, começam a receber fitas com desenhos infantis violentos. Assustados, George e Anne tentam descobrir quem está os perseguindo e ameaçando a paz da família.
Em um reino distante, a rainha, em seu leito de morte, faz com que o rei prometa que só se casará novamente se encontrar uma mulher mais bela que ela. Mas, em todo o reino, apenas uma moça se encaixa nessa condição: a própria filha do rei. Desesperada, a princesa foge do reino escondida sob uma pele de asno. Assim, ela consegue viver disfarçada, até o dia em que encontra o verdadeiro amor.