A televisão aberta brasileira nos anos 1980 e 90 era recheada de programações infantis. Entre as crianças e adolescentes, acordar cedo para não perder nenhum desenho animado era mais que uma tradição. Alguns desses desenhos se tornaram verdadeiros ícones e marcaram a infância e a adolescência daqueles que cresceram durante essas décadas. Para relembrá-los, a Revista Bula realizou uma votação entre os leitores para saber quais foram as melhores animações exibidas nas manhãs dos anos 1980 e 90.
Lançado em 1987, o desenho contava a história de quatro tartarugas que foram jogadas no bueiro e foram adotadas pelo mestre Splinter. Com forma humanoide, elas se tornaram ninjas e aprenderam a lutar contra o crime.
A animação foi um dos maiores sucessos da Warner Bros e tornou-se uma franquia de mídia em todo o mundo. O desenho narrava as aventuras do coelho Pernalonga e seus amigos Patolino, Ligeirinho, Frajola, Piu-Piu, Gaguinho e outros.
A série de animação é considerada a mais famosa já produzida pela Disney e acompanhava as aventuras de Tio Patinhas e seus amigos. No Brasil, o desenho foi transmitido pelo SBT, com 100 episódios no total.
O desenho acompanhava a luta do herói Batman para salvar Gotham, a cidade sombria. Era inspirado nos quadrinhos de autoria de Frank Miller, principalmente “Batman: The Dark Knight Returns”, e nos filmes de Tim Burton: “Batman” e “Batman Returns”.
Tom e Jerry foi uma das mais influentes séries criadas pelo estúdio Hanna-Barbera. A trama da animação se baseava nas tentativas frustradas do gato Tom de tentar capturar o ratinho Jerry. O desenho estreou no SBT durante os anos 1980.
Um dos grandes ícones dos desenhos animados da década de 1980, “Caverna do Dragão” foi baseado no jogo de RPG homônimo. Com 27 episódios, a série é dividida em três temporadas, que foram transmitidas originalmente entre 1983 e 1985.
Um dos mais populares nos anos 1980 e 90, o desenho contava a história de He-Man, o homem mais poderoso do universo, que lutava ao lado de seus aliados para proteger o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull contra as forças do mal de Esqueleto.
A série animada acompanhava as aventuras de jovens personagens de desenho animado que frequentavam a Acme Looniversity. Após a formatura, eles se tornaram a nova geração de personagens do desenho Looney Tunes.
Baseado nos quadrinhos da Marvel Comics, o desenho acompanhava as lutas dos X-Men, humanos com superpoderes. Eles viviam na academia do professor Xavier, um dos maiores telepatas da Terra, e foram treinados para combater os mutantes do mal.
Exibida nos anos 1990, a animação contava a história dos irmãos Yakko, Wakko e Dot, que foram criados como estrelas de filmes animados na época do cinema mudo. Mas, por serem considerados malucos, foram trancados em uma torre da Warner Bros.
O desenho começou a ser exibido no Brasil em 1986 e foi um grande sucesso. A trama contava as aventuras de um grupo de humanoides felinos do planeta Thundera, conhecido como Thundercats. Quando Thundera foi destruído, o grupo teve que fugir para um novo planeta, onde enfrentam o vilão Mumm-Ra.
Os esquilos Tico e Teco abriram uma agência de detetives chamada “Conexão Salva-Ação”, especializada em crimes que eram considerados muito “pequenos” para os policiais de verdade. Enquanto Tico era sério e responsável, Teco era atrapalhado e os colocava em muitas confusões.
O desenho acompanhava a história dos Smurfs, duendes azuis que moravam numa vila liderada pelo Papai Smurf. Sempre juntos, eles viviam muitos momentos divertidos, mas também precisavam fugir das garras de Gargamel, o vilão humano.
Os Flinstones foi a série de animação responsável por transformar a empresa Hanna-Barbera Productions num dos maiores estúdios de Hollywood. A série contava a história de uma família que vivia na Idade da Pedra e tinha um dinossauro como animal de estimação.
Darkwing Duck era um herói atrapalhado que lutava contra os vilões que ameaçam a sua cidade. Seus principais aliados eram o Capitão Bóing e a bruxa Morgana. O desenho era uma sátira ao Batman e aos filmes de James Bond.
Baseado no filme homônimo, lançado em 1984, o desenho acompanhava as aventuras dos investigadores paranormais dr. Peter, dr. Egon, dr. Ray, Winston e Janine. Eles trabalhavam em uma agência especializada em casos de aparições sobrenaturais.
O cachorro Scooby-Doo era mascote de um grupo de detetives, formado por Velma, Fred, Salsicha e Daphne. Juntos, eles viajavam todo o mundo, sempre em busca de um mistério a ser resolvido. Esse foi o segundo desenho americano com mais temporadas, perdendo apenas para “Os Simpsons”.
O desenho apresentava uma versão infantil dos Muppets, personagens criados por Jim Henson que já faziam sucesso na TV americana. Em Muppet Babies, os bichinhos exóticos viviam em um berçário e eram cuidados pela atenciosa babá Nanny.
Exibido ainda hoje no Brasil, o desenho mostra o mundo a partir da visão dos bebês Tommy, Chuckie, Phill e Lil. Eles se comunicam entre si em uma linguagem que os adultos não compreendem, mas conseguem entender tudo que seus pais dizem.
Criado nos anos 1980, o desenho contava a história de uma família de ursinhos carinhosos que disseminavam o amor e o respeito entre os seres humanos. Além disso, eles protegiam a Terra do vilão Coração Gelado e impediam que as sombras do mal fossem disseminadas.
She-Ra era Adora, a irmã gêmea de He-Man, que foi sequestrada ainda criança e levada para o planeta Etheria. Quando reencontrou He-Man, ela passou a lutar para libertar seu planeta da ditadura de Horda, liderada pelo tirano Hordak e seu exército de mutantes.