Os anos 1990 foram uma época marcada por muitas descobertas. A tecnologia avançava rapidamente, permitindo a popularização dos videogames, computadores e aparelhos portáteis. Por outro lado, crianças e adolescentes, ainda se divertiam com as brincadeiras de rua, jogos de tabuleiro e coleções de objetos divertidos. Todos os que aproveitaram essa década possuem um sentimento de nostalgia e, para ajudá-los a relembrar os fatos mais marcantes, a Revista Bula reuniu em uma lista 20 imagens inconfundíveis para os que cresceram nos anos 90.
No início dos anos 1990, a música “Maria Chiquinha”, da dupla Sandy e Junior era tocada em todas as rádios do Brasil. Os irmãos, filhos do cantor Xororó, aproveitaram o sucesso e continuaram lançando hits e tendências até 2007, quando a dupla anunciou o seu fim.
Os telefones com teclado giratório eram um sucesso nas casas brasileiras. Os discos emitiam pulsos eletrônicos que tornavam possível a discagem direta entre duas pessoas. Com o passar do tempo, eles foram sendo substituídos pelos telefones com teclado.
A série “O Fantástico Jaspion” foi exibida no Brasil pela TV Manchete e foi um sucesso de audiência. A trama girava em torno de Jaspion, um caçador de monstros espaciais que lutava contra Satan Goss, uma força maligna que ameaçava o planeta Terra.
A série mostrava o cotidiano de Nino, um garoto aprendiz de feiticeiro que vive em um castelo em São Paulo e recebia diariamente a visita de seus amigos Zequinha, Biba e Pedro. A produção era exibida pela TV Cultura e alcançou o maior índice de audiência entre os programas educativos do Brasil.
Na época em que não existia acesso ao Google, os estudantes recorriam à famosa Enciclopédia Barsa para as pesquisas e trabalhos do colégio. Mesmo com o preço elevado, os livros vendiam muito e eram uma referência até mesmo para pesquisadores.
O Walkman revolucionou a forma com que as pessoas escutavam música, pois foi o primeiro aparelho de som portátil com preço acessível. Considerado um ícone dos anos 1980 e 90, o Walkman foi sendo substituído por outros portáteis após o surgimento dos CD’s. Em 2010, a Sony parou de fabricar o aparelho.
Brincadeira muito comum entre crianças e adultos. Para brincar, criava-se uma tabela em tópicos, onde cada coluna recebia o nome de uma categoria de palavras, que deviam ser respondidas em um determinado tempo.
O grupo de axé era um dos maiores sucessos brasileiros nos anos 90. Com canções de teor erótico e duplo sentido, o grupo era composto por dois vocalistas e três dançarinos. Eles venderam, entre 1992 e 2007, mais de seis milhões de álbuns no Brasil.
A marca de laticínios Parmalat lançou uma campanha que foi uma febre entre as crianças que cresceram nos anos 1990: os “Mamíferos”. Para ganhar um ursinho de pelúcia da marca, era necessário juntar 20 códigos de barras de produtos Parmalat. A campanha colocou a Parmalat, na época, entre as maiores indústrias alimentícias do país.
Popular jogo de cálculo que vinha nos computadores. O objetivo era revelar um campo de minas sem detonar nenhuma delas. A área do jogo era formada por um campo de quadrados. O jogador clicava sobre eles e, caso encontrasse uma mina, o jogo acabava.
Para saber mais sobre a vida dos colegas, a moda era fazer um caderno de enquetes. O caderno era repassado entre todos da turma, que juravam responder todas as perguntas sem mentir. A mais temida delas era: “Você ainda é virgem?”.
Série americana criada por Carol Black e Neal Marlens que foi exibida no Brasil pela TV Cultura e pela TV Bandeirantes. A série acompanhou o crescimento do garoto Kevin e seus amigos durante os anos 1960 e 70, abordando suas dúvidas, dificuldades familiares e a descoberta do amor.
A série de animação é considerada a mais famosa já produzida pela Disney e acompanhava as aventuras de Tio Patinhas e seus amigos. No Brasil, a série foi transmitida pelo SBT e teve 100 episódios no total.
Primeiro videogame com gráficos avançados lançado no Brasil, o Super Nintendo logo se tornou o sonho de consumo das crianças e adolescentes nos anos 1990. Entre os jogos mais famosos, estavam Super Mario World, Final Fantasy, Super Mario Country e Donkey Kong.
O canal MTV foi responsável pela criação de uma linguagem inovadora e diferente na TV brasileira e se tornou um ícone para os jovens e adolescentes dos anos 1990. Além de passar os videoclipes mais famosos da época, o canal também tinha outros programas de sucesso, como Luau MTV e o Disk MTV.
A banda de estilo debochado que misturava rock com gênero musicais populares se tornou um fenômeno e entrou para história com músicas como “Pelados em Santos” e “Robocop Gay”. No dia 2 de março de 1996, os integrantes da banda morreram em um trágico acidente de avião.
Os irmãos de Goianápolis, Goiás, conquistaram o topo das paradas nos anos 1990 com músicas como “Pense em Mim”, “Entre Tapas e Beijos” e “Não Aprendi Dizer Adeus”. Em 1998, Leandro morreu vítima de um câncer e causou comoção em todo o país.
Coleções eram uma febre nos anos 1990 e os cartões telefônicos estavam entre os itens mais cobiçados. Usados para fazer ligações em telefones públicos, os cartões tinham diferentes desenhos e eram disputados pelos colecionadores.
A trama acompanhava a vida e as experiências dos gêmeos Brandon e Brenda Walsh, que saíram do interior para morar no badalado bairro de Beverly Hills, em Los Angeles. A série foi produzida pela Century Fox e exibida no Brasil pela Rede Globo.
Antes da internet banda larga, a única maneira de navegar pela internet era a conexão discada. A rede telefônica devia ficar conectada ao modem, a velocidade era lenta e o preço era cobrado por minutos, o que deixava a conta de telefone muito cara.