Pergunte a qualquer espectador qual é o melhor filme do ano e as respostas variam. Mas, o mais bem-sucedido é sempre o que ganha nos números. Usando os dados fornecidos pelo site Box Office Mojo, a Revista Bula reuniu em uma lista os filmes que mais arrecadaram nas bilheterias de cinema nos últimos 20 anos. Mesmo que muitos desses longas não tenham agradado a crítica especializada, conquistaram os corações dos fãs e levaram milhões de pessoas aos cinemas. Entre eles, destaca-se “Avatar” (2011), de James Cameron, que foi o filme mais lucrativo da lista; seguido por “Star Wars: O Despertar da Força” (2015), dirigido por J. J. Abrams.
Um asteroide ameaça colidir com a Terra e extinguir todas as formas de vida do planeta. Para impedir a tragédia, a única solução é colocar uma bomba nuclear no interior do asteroide. O escolhido para realizar essa missão é Harry, o mais famoso perfurador de petróleo do mundo. O filme arrecadou 553,7 milhões de dólares.
O guerreiro Jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz Obi-Wan viajam para terras distantes numa tentativa de salvar o planeta das garras de Darth Sidious. Durante a viagem, eles conhecem um habilidoso garoto de 9 anos e decidem treiná-lo para ser um Jedi. Esse foi o filme mais visto do ano de 1999 e arrecadou 983,6 milhões de dólares.
O agente secreto Ethan Hunt reúne novamente sua equipe para mais uma missão. Dessa vez, eles têm que recuperar e destruir um vírus mortal, desenvolvido por australianos, antes que ele caia nas mãos de terroristas. O filme mais assistido em 2000 arrecadou 546,4 milhões de dólares.
Em seu aniversário de 11 anos, Harry Potter descobre que é filho órfão de dois bruxos. Ele recebe um convite para estudar em Hogwarts, uma escola para jovens bruxos, onde irá fazer novas amizades e desenvolver seus poderes. Os livros de JK Rowling já eram um sucesso e o primeiro filme da saga arrecadou 974,8 milhões de dólares.
Frodo e Sam seguem em direção à Montanha da Perdição para destruir o anel e descobrem que estão sendo seguidos pelo misterioso Gollum. Enquanto isso, Aragorn, Legolas e Gimli partem para resgatar os hobbits sequestrados. O segundo filme da trilogia “O Senhor dos Anéis” arrecadou 923,3 milhões de dólares.
Frodo, Sam e os Hobbits chegam a Mordor para concluírem a missão de destruir o anel. Enquanto isso, Aragorn reúne as forças do bem para lutar contra o exército do mal de Sauron, na cidade de Minas Tirith. O último filme da saga fez ainda mais sucesso, arrecadou 1,12 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais.
Shrek e a princesa Fiona vivem felizes no pântano. Os sogros de Shrek desejam conhecê-lo e convidam o casal para jantar no castelo. Mas, Fiona ainda não contou aos seus pais que se casou com um ogro. O sucesso do filme “Shrek” surpreendeu e a continuação da história do ogro rendeu 919,8 milhões de dólares nas bilheterias.
Em seu quarto ano na Escola de Hogwarts, Harry Potter é selecionado para participar do Torneio Tribuxo, onde enfrentará alunos mais velhos e experientes de várias escolas. Enquanto isso, os bruxos de Hogwarts temem a volta de Voldemort. O filme foi um sucesso nas bilheterias, arrecadando 896,9 milhões de dólares.
Will e Elizabeth estão prestes a se casar, mas o pirata Davy Jones atrapalha o evento ao aparecer para cobrar uma dívida do capitão Jack Sparrow, amigo do casal. Para se livrar de Davy Jones, Sparrow precisa encontrar o baú da morte. O filme arrecadou 1,06 bilhão de dólares.
O Capitão Barbossa, Elizabeth e Will partem para Cingapura, na intenção de conseguir o mapa que os conduzirá ao fim do mundo, onde poderão resgatar o Capitão Jack Sparrow. Mas, antes, eles terão que enfrentar o pirata chinês São Feng. Ao todo, o filme arrecadou 963,4 milhões de dólares nos cinemas.
Com a ajuda de Jim Gordon e Harvey Dent, Batman tem mantido a ordem na cidade de Gotham, lutando contra o crime organizado. Os criminosos da cidade, então, aceitam a proposta feita pelo Coringa e o contratam para combater o Homem-Morcego. O longa arrecadou 1,003 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais.
O ex-soldado Jake Sully perdeu os movimentos da perna em um combate, mas aceita uma nova missão no planeta alienígena Pandora. Habitado por grandes seres azuis, esse planeta tem a atmosfera fatal para humanos. Por isso, Jake precisa de um Avatar, um corpo híbrido controlado à distância. O filme foi o mais lucrativo da história do cinema, arrecadando 2,8 bilhões de dólares.
Andy cresceu e se prepara para ir à faculdade. Inesperadamente, seus leais brinquedos são enviados para uma creche. As crianças do local não têm cuidado ao brincar e, por isso, Woody, Buzz Lightyear e seus amigos planejam uma grande fuga. O longa arrecadou 1,7 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais.
Enquanto Voldemort prepara o ataque definitivo ao castelo de Hogwarts, Harry Potter e seus amigos, Rony e Hermione, seguem à procura das horcruxes. O objetivo do trio é destruí-las, eliminando Voldemort de uma vez por todas. O último filme da saga “Harry Potter” rendeu 1,34 bilhão de dólares nas bilheterias.
Loki, o irmão de Thor, roubou o cubo cósmico de dentro das instalações da S.H.I.E.L.D e agora tem poderes ilimitados, ameaçando o mundo. Para detê-lo, Nick Fury reúne um time de super-heróis que nunca haviam trabalhado juntos e que devem colocar seus egos de lado em prol da humanidade. O longa arrecadou 1,5 bilhão de dólares.
A princesa Elsa deveria assumir o reino de Arendell, mas decide partir para sempre e se isolar do mundo, provocando o congelamento do reino. Então, Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã, Elsa, e acabar com a maldição do inverno eterno. A animação rendeu 1,27 bilhão de dólares.
Alguns anos após o confronto entre Autobots e Decepticons, que destruiu a cidade de Chicago, os robôs gigantes desapareceram. Agora, eles são caçados pelos humanos, que temem outra guerra. Mas uma antiga e poderosa ameaça Transformer ainda paira sobre a terra. Nas bilheterias dos cinemas, o filme arrecadou 1,1 bilhão de dólares.
A queda de Darth Vader e do Império levou ao surgimento de uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República. Eles procuram o mestre Luke Skywalker. Por isso, Resistência precisa sair à frente e encontrar o Jedi primeiro. O sétimo longa da saga “Star Wars” arrecadou 2,06 bilhões de dólares.
Steve Rogers, o Capitão América, é o atual líder dos Vingadores, um grupo de super-heróis que defende a humanidade. Em suas missões, eles acabam deixando um rastro de destruição por onde passam e, por isso, o governo quer supervisionar as ações dos Vingadores. Steve não concorda, o que o coloca em confronto com Tony Stark, o Homem de Ferro, que fica do lado do governo. O filme arrecadou 1,15 bilhão de dólares.
A solitária vida de Luke Skywalker muda completamente quando ele é encontrado pela jovem Rey. Ela busca entender o balanço da Força e deseja que o Jedi a ensine. Enquanto isso, a Primeira Ordem, liderada por Kylo Ren, planeja um ataque à Resistência. O filme arrecadou 1,3 bilhão de dólares nas bilheterias.
Thanos é um supervilão sem precedentes, que decide reunir todas as seis pedras infinitas, joias cósmicas poderosas, para controlar o destino do universo. Os Vingadores, então, juntam as suas forças com os Guardiões da Galáxia para tentar impedi-lo. O longa mais assistido nos cinemas, em 2018, arrecadou 2,04 bilhões de dólares nas bilheterias.