Alguns filmes são capazes de desorientar os espectadores. Além disso, podem ser de difícil compreensão e dão margem para diversas interpretações. Mas, às vezes, faz muito bem fugir dos filmes estereotipados e dar uma chance às tramas complexas. E, para aqueles que gostam de longas que são verdadeiros quebra-cabeças, a Revista Bula reuniu em uma lista 12 filmes que confundem a mente de qualquer um. Entre eles, destacam-se “O Operário” (2004), de Brad Anderson; “Pi” (1998), dirigido por Darren Aronofsky ; e “O Iluminado” (1980), de Stanley Kubrick. Os títulos pertencem a diferentes épocas e estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Um homem recém-falecido retorna para sua casa com a intenção de consolar sua esposa, que está vivenciando o luto. Mas, ele descobre que está invisível para os mortais e não consegue ajudá-la. Agora, apenas lhe resta observar passivamente a vida que o pertencia, enquanto a mulher que ama tenta superar sua morte e recomeçar. Dessa forma, ele inicia uma jornada pelas memórias e histórias que viveu com ela.
O filme se passa em um futuro apocalíptico, onde o mundo foi devastado por zumbis. Nesse cenário, Ben e Mickey são dois jogadores de beisebol que mal se conheciam, mas estão fadados a sobreviver juntos. Eles andam sem rumo, procurando suprimentos em casas abandonadas. Enquanto Mickey espera encontrar alguém para amar e uma casa para permanecer, Ben não deseja se fixar em nenhum lugar, pois acredita que, em um mundo cheio de zumbis, isso seria assinar sua sentença de morte.
O filme conta a história verídica de Alexander Pearce. Em 1822, ele foi enviado para uma colônia penal por ter roubado alguns pares de sapato. Ele resolve fugir do local com outros detentos, mas acabam se perdendo nas matas inexploradas da Tasmânia, região chamada de Terra de Van Diemen. Em situações extremas, eles tiveram que recorrer ao canibalismo para sobreviver.
Oscar e Linda são irmãos órfãos que vivem em Tóquio. Ele tornou-se traficante de drogas e ela trabalha como stripper em uma boate. Ao tentar fazer uma venda, Oscar é atingido pela polícia e morre no local. Mas, ele prometeu à sua irmã que nunca desistiria da vida e, por isso, seu espírito se recusa a deixar a terra. Sua mente, então, começa a viajar pela cidade e suas alucinações ficam cada vez mais caóticas.
Trevor Reznik sofre de insônia e dormiu pela última vez há mais de um ano. Desde então, o cansaço está destruindo sua saúde física e mental. Ele trabalha como operário numa fábrica e, envergonhado por causa de seu problema, se isola dos outros funcionários. Após provocar um acidente de trabalho involuntariamente, Trevor passa a acreditar que seus colegas estão conspirando para demiti-lo e terá que lutar para manter seu emprego.
Em um futuro próximo, Thomas Anderson, um jovem programador, é atormentado por estranhos pesadelos, nos quais sempre se vê conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. Ele começa a questionar sua própria existência e acaba descobrindo que é uma das vítimas do Matrix, um sistema artificial que manipula a mente das pessoas, enquanto usa seus cérebros para produzir energia.
Max é um jovem gênio da matemática e da computação que vive recluso em seu apartamento, em Manhattan. Ele construiu um supercomputador e conseguiu descobrir o número completo de PI, compreendendo todos os segredos da vida na Terra. Mas, quanto mais ele tenta entender os padrões da existência, mais a sua própria vida torna-se um caos. Devido às suas descobertas, Max passa a ser perseguido por representantes de Wall Street e também por uma seita que busca decifrar os mistérios da matemática.
Em uma pequena cidade da Hungria, nos anos 1990, os habitantes estão animados porque venderam uma fazenda coletiva. Eles estão decidindo o que fazer com o pagamento quando Irimias, que todos pensavam estar morto, retorna à cidade. Ele pede o dinheiro para abrir um novo empreendimento que manterá os camponeses unidos. Mas, na verdade, Irimias está planejando um golpe. O filme é dividido em 12 partes, inspiradas nos movimentos do Tango.
Esse filme minimalista é composto apenas por uma tela azul e narrações que retratam as experiências de vida do diretor, Derek Jarman, e a forma como ele enfrentou a AIDS, rejeitando todos os atos de caridade superficial que foram estendidos a ele. Quando Jarman estava padecendo com a doença, sofreu danos na retina e sua visão era atrapalhada por flashes de luz azul, daí veio a inspiração para a tela azul do filme.
Durante o inverno, o escritor Jack Torrance é contratado para trabalhar como caseiro do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado. Ele deseja aproveitar a oportunidade para vencer seu bloqueio criativo e escrever. Jack vai para o hotel com sua esposa, Wendy, e seu filho, Danny. Lá, ele descobre segredos sombrios do hotel e, com o passar do tempo, vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso, atormentando a própria família.
Henry Spencer leva uma vida despreocupada, ocupando-se apenas de seu trabalho entediante, até que Mary, sua namorada engravida. O bebê nasce prematuro e com aspecto deformado. A mãe abandona o lar por não suportar a aparência do filho e Harry terá que se esforçar para cumprir o papel de pai solteiro. Em 2004, o filme foi preservado pela National Film Registry na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos como “cultural, histórico ou esteticamente significativo”.
Inspirado num romance homônimo, escrito por Joan Lindsey, o filme conta a história de três estudantes e uma professora do colégio São Valentim, que desaparecem durante um piquenique na montanha Hanging Rock. O desaparecimento se torna o assunto principal da mídia e a polícia monta um grupo de busca e resgate para procurá-las. Uma delas é encontrada, mas não se lembra de nada que aconteceu.