Quando vamos comprar um vinho para presentear alguém nos deparamos com uma infinidade de variedades e possibilidades. E isso acaba gerando insegurança na escolha. Será que o presente agradará? Pensando nisso, a Bula reuniu em uma lista dez ótimas opções para presentear os amigos sem precisar gastar muito. A lista traz três estilos de vinhos: Branco, Tinto e Rosé e contempla rótulos de seis nacionalidades: Brasil, Chile, Argentina, Portugal, Espanha e Itália. As características de cada um dos vinhos selecionados foram adaptadas do site Melhor Vinho e os preços variam entre 50 e 100 reais.
Um vinho que pode rivalizar com os melhores rosados da Provence, elaborado a partir da uva Touriga Nacional. Seu sabor é fresco e frutado, mas também possui um lado austero. Apresenta frutas cítricas e notas florais, além de uma acidez vibrante e textura agradável. É versátil e fácil de ser harmonizado, aceitando bem pratos com sabor suave e delicado. Teor alcoólico: 12,6 %.
Um vinho com excelente custo-benefício, produzido na Itália. Seu aroma lembra licor de café intenso, com notas de cola e levedura. O sabor é encorpado, com acidez alta e textura equilibrada. É bem suculento, equilibrado e se finaliza no paladar com um azedinho e dulçor característico. Combina com carnes assadas, massas e queijos. Teor alcoólico: 14%.
Considerado um dos grandes tesouros da Argentina, esse vinho é elaborado exclusivamente a partir de uvas Bonarda, com estágio de dez meses em barris de carvalho francês e americano. Consistente e ácido, possui sabor de ameixas, amoras e notas florais e terrosas. Harmoniza bem com carnes de sabor apurado e picantes, além de massas e cogumelos. Teor alcoólico: 14%.
Nesse vinho, predominam as uvas alemãs Gewürztraminer. Exuberante no nariz e no paladar, apresenta notas de abacaxi, damasco e mel. No paladar, tem uma acidez necessária, que o deixa instigante. Combina com pratos condimentados e aromáticos, como os indianos, e também é ótimo para acompanhar sobremesas a base de frutas. Teor alcoólico: 13%.
Com aroma encantador, o Desquiciado Malbec é capaz de encantar já no primeiro contato, principalmente por sua marcante nota floral. Mas, também possui notas de frutas vermelhas e negras. No paladar, é pleno, com taninos (adstringência) finos e maciez agradável. Harmoniza com carnes nobres, massas com molho de tomate e pratos agridoces. Teor alcoólico: 13, 5%.
Tinto elaborado exclusivamente com uva Tempranillo, o tipo mais comum da Espanha, com breve passagem por madeira. Muito aromático, apresenta notas de frutas negras, tabaco e toques defumados. Possui corpo médio, acidez, equilíbrio, elegância e boa persistência. Harmoniza bem com peixes e pratos de textura cremosa. Teor alcoólico: 14%.
Vinho branco elaborado com uvas Moscatel, fermentado com as peles e sem passagem por madeira. Esbanja notas de flores, ervas e frutas brancas. É fresco, com textura cremosa e acidez gostosa. Possui também toques frescos e salinos, harmonizando com aperitivos, saladas e queijos suaves, além de doces e sobremesas. Teor alcoólico: 12, 5%.
Com delicioso aroma e nuances alaranjadas, se destaca por sua pureza, que é combinada a intensas notas de toranja. No paladar, tem boa intensidade, vivacidade e frescor. O equilíbrio entre seus elementos é ótimo e harmoniza facilmente com carnes brancas, vermelhas e massas. Teor alcoólico: 12,5%.
Vinho tinto 85% composto de uva Aglianico e 15% Piedirosso. Destaca-se pela qualidade das frutas vermelhas, acompanhadas de notas florais e de especiarias. É fresco, frutado, macio e possui ótima adstringência, assim como uma maciez agradável. Vai muito bem sozinho ou acompanhado de carnes, massas e queijos. Teor alcoólico: 12,5%.
Vinho branco elaborado apenas com uva Encruzado, uma das melhores de Portugal. Apresenta notas limpas, de frutas secas e cítricas maduras. Depois de algum tempo na taça, revela também notas florais e de ervas. Tem boa textura e volume na boca, tudo equilibrado com uma acidez refrescante. Harmoniza com carnes brancas, pães e frutos do mar. Teor alcoólico: 13,5%.