A site americano Business Insider publicou uma lista capaz de enlouquecer qualquer fã de Star Wars — seja pelos motivos corretos ou não. Trata-se de um ranking com todos os filmes da franquia ordenados do pior ao melhor. Para a seleção foram consideradas a popularidade dos títulos entre o público e a avaliação da crítica especializada. O primeiro filme mencionado, considerado o pior de todas as galáxias, é “Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones” (2002), de George Lucas, frequentemente lembrado pela crítica cinematográfica como a produção do universo de Guerra nas Estrelas que deixou mais a desejar. Ainda bem que, como dizia mestre Yoda: “melhor professor, o fracasso é”, e outros filmes lançados posteriormente alcançaram o sucesso absoluto. Entre eles estão “Star Wars: O Despertar da Força” (2015), de J.J. Abrams; e “Star Wars: Os Últimos Jedi” (2017), de Rian Johnson; que ocupam o quarto e terceiro lugares na lista, respectivamente. A Bula incluiu na seleção o filme mais recente da franquia: “Han Solo: Uma História Star Wars” (2018), de Ron Howard, que não havia sido mencionado pelo veículo americano.
Após dez anos da tentativa de invasão do planeta Naboo, Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi se reúnem novamente. Desta vez, com um novo propósito: proteger a agora senadora Padmé Amidala, que está sendo ameaçada por grupos separatistas da República; e impedir uma guerra intergaláctica. Com o tempo, contrariando a proibição jedi de não se apaixonar, Anakin começa a se envolver amorosamente com Amidala.
A Federação Comercial, liderada por Darth Sidious, planeja invadir o planeta Naboo. Contudo, o cavaleiro jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi farão de tudo para salvar o planeta e manter a sua pacificidade. Para isso, eles contam com a ajuda da jovem rainha Amidala, que é pressionada pela Federação a assinar um tratado político. Os três viajam para os distantes planetas Tatooine e Coruscant em busca de uma solução.
O filme, uma trama paralela do universo Star Wars, conta as aventuras vividas pelo mercenário Han Solo e seu fiel escudeiro Chewbacca, antes dos eventos retratados no primeiro filme da franquia, lançado no Brasil como “Guerra nas Estrelas” (1977). Algumas perguntas sobre o passado de Han são respondidas ao longo do filme. Entre elas, como se deu o encontro do mercenário com Lando Calrissian.
Enquanto a Guerra dos Clones está em andamento, as diferenças entre o Conselho Jedi e o Chanceler Palpatine aumentam. Neste cenário, Anakin Skywalker decide manter a sua lealdade a Palpatine. Contudo, a decisão interfere em seu casamento com Amidala. A situação piora quando Anakin se aproxima de Darth Sidious atraído por promessas de poder, e se torna o terrível Darth Vader. Juntos, eles iniciam um plano para aniquilar os cavaleiros jedi.
Enquanto o Imperador supervisiona a construção da arma mais poderosa do Império: a Estrela da Morte, Luke Skywalker liberta Han Solo e a Princesa Leia das mãos do pior bandido das Galáxias, o asqueroso Jaba. Depois, Luke tem a chance de enfrentar Darth Vader cara a cara, mas o confronto revelará um segredo inesperado.
O diretor das forças armadas do Império, Krennic, separou o cientista Galen de sua filha Jyn Erso quando ela ainda era uma criança. A menina teve que aprender a sobreviver por conta própria, enquanto o pai foi obrigado a dedicar-se integralmente à construção da Estrela da Morte. Já adulta, Jyn é resgatada de uma prisão pela Aliança Rebelde, que deseja ter acesso a uma mensagem enviada por seu pai, e ela, então, decide ajudar a organização.
Darth Vader e o Império já não representam riscos há décadas. No entanto, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem. A organização liderada por Kylo Ren, o General Hux e o Líder Supremo Snoke, quer acabar com o poder da República. Para isso, eles capturam um dos principais pilotos da resistência, Poe Dameron. Contudo, Poe consegue escapar, e inicia uma saga para impedir o domínio da Primeira Ordem.
O Primeiro Império de Kylo Ren se organiza para aniquilar de vez a Aliança Rebelde. Ao mesmo tempo, a jovem Rey parte à procura do recluso Luke Skywalker em uma ilha isolada. Ela pede ajuda ao jedi para entender o balanço da Força a partir de seus antigos conhecimentos jedi. No entanto, Skywalker resiste a ajudá-la, atormentado por seus erros do passado. Assim, a Aliança Rebelde encontra ainda mais dificuldades de manter a esperança que a alimenta.
O tio de Luke Skywalker compra dois robôs e encontra com eles uma mensagem da princesa Leia Organa para o jedi Obi-Wan Kenobi, informando sobre os planos da construção da Estrela da Morte. Ao tomar conhecimento do fato, Luke reúne os cavaleiros jedi e o mercenário Han Solo para tentar destruir a arma e combater a terrível ameaça aos membros da resistência.
O líder das forças imperais, Darth Vader, comanda um brutal ataque contra os membros da resistência, que fogem para sobreviver. Enquanto isso, Luke Skywalker inicia uma incessante busca pelo Mestre Yoda, para que lhe ensine a dominar a Força e tornar-se um cavaleiro jedi. Contudo, Darth Vader tem outros planos: atrair Luke para o lado negro da Força.