Quando ainda era presidente dos Estados Unidos, Barack Obama concedeu uma entrevista a Michiko Kakutani, principal crítica literária do jornal The New York Times. À ocasião, o então chefe da Casa Branca mencionou alguns livros que considera seus pilares, que acha grandiosos ou que indicou à filha Malia. A Bula reuniu as principais obras mencionadas por Obama durante a entrevista em uma lista. Foram considerados apenas os títulos já publicados em português. Apesar de mencionar principalmente clássicos, como “Os Nus e os Mortos” (1948), de Norman Mailer; e “Cem Anos de Solidão” (1967), de Gabriel García Márquez; o ex-presidente americano também indicou publicações mais recentes, como é o caso de “The Underground Railroad: Os Caminhos Para a Liberdade” (2016), de Colson Whitehead. Os comentários sobre as obras são adaptados das sinopses das editoras.
Um pelotão de jovens soldados norte-americanos percorre o terreno traiçoeiro que atravessa a ilha de Anopopei, ocupada pelos japoneses na Segunda Guerra. Apanhados na confusão do combate, eles são empurrados até aos limites da resistência humana. Mantidos juntos apenas pela vontade crua da sobrevivência, e mal conseguindo manter vivos os seus sonhos, cada um dos homens encontra as suas esperanças e medos mais profundos.
A escritora Anna possui quatro cadernos de notas: um de capa preta, no qual relembra as experiências de sua juventude na África; um de capa vermelha, em que ela rememora sua desilusão com o comunismo; um de capa amarela, no qual ela escreve um romance autobiográfico; e um caderno azul, usado como diário. Ela, então, resolve reunir as linhas dos quatro cadernos em um carnê dourado.
A obra-prima de Gabriel García Márquez narra a incrível e triste história da família Buendía, que vive na pequena e fictícia Macondo, ao longo de um período de cem anos. A trama acompanha as diversas gerações da família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo em que vivem.
Macon Dead Júnior é um jovem negro, filho de um pai riquíssimo, habituado a venerar o “reinado branco”. Contudo, a sua amizade com Guitar permite-lhe começar a compreender a tirania da sociedade dos brancos — embora o seu principal objetivo seja tentar fugir da tirania do pai. Um livro complexo, que mexe com diversas forças narrativas: terrorismo, direitos, deveres e liberdade.
Numa pequena cidade da África, um comerciante indiano testemunha as transformações pós-coloniais. A chegada ao poder de um líder populista dissipa traços de influência britânica e dá lugar ao nacionalismo e à corrupção. Uma das principais obras de Naipul, “Uma Curva no Rio” é um romance sobre uma jornada pessoal e histórica ao coração do continente africano.
O reverendo John Ames tem mais de 70 anos, e sabe que lhe resta pouco tempo com a família. Preocupado, ele decide escrever um relato de sua vida para o filho, que está prestes a completar 7 anos. Ao narrar os acontecimentos, o reverendo rememora também as vidas de seu pai e seu avô, igualmente religiosos.
Na China, no fim da década de 1960, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, 50 anos depois, uma civilização alienígena à beira do colapso planeja uma invasão.
Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Tudo indique que a mulher foi vítima de um crime violento, e o seu marido Nick se torna alvo de suspeitas. Pressionado pela polícia e pelos pais de Amy, ele começa a contar uma série de mentiras e a se comportar de maneira estranha.
Lotto e Mathilde são dois jovens perdidamente apaixonados e destinados ao sucesso. Eles se conhecem nos últimos meses da faculdade e antes da formatura já estão casados. Seguem-se anos difíceis, mas românticos. Uma década depois, o caminho tornou-se mais sólido. Ele é um dramaturgo famoso e ela se dedica integralmente ao sucesso do marido. A vida dos dois é vista como a verdadeira definição de parceria bem-sucedida, mas nem tudo é o que aparenta.
As aventuras de uma jovem escrava que tenta desesperadamente chegar à liberdade. Cora trabalha numa plantação de algodão na Georgia — a sua vida e a das suas companheiras africanas é um inferno, mas à medida que Cora se torna mais adulta, as coisas tornam-se progressivamente piores. Isto até à chegada de Caeser, um homem que lhe fala no Underground Railroad — ou mito que ganha a forma metafórica de esperança.