Aqueles que nasceram entre as décadas de 1980 e 1990 certamente tiveram a infância marcada por alguns desenhos animados icônicos. A Bula aceitou a difícil missão de reunir os mais notáveis em uma lista, e depois de uma extensa pesquisa chegou a 20 títulos. A seleção considerou os desenhos animados mais marcantes para as duas gerações, e não tem a intenção de ser totalizadora ou definitiva. Alguns destaques são os desenhos “Caverna do Dragão” (1983-1985), de Dennis Marks, Mark Evanier e Kevin Paul Coateso; “ThunderCats” (1985-1989), de Tobin “Ted” Wolf; e “Pokémon” (1997-2018), de Junichi Masuda, Ken Sugimori e Satoshi Tajiri. Outros títulos, embora criados originalmente em períodos anteriores, também foram considerados pela importância que receberam a partir da década de 1980. É o caso, por exemplo, de “Patolino e Pernalonga” (1930 a 1969), de Tex Avery; e “Tom e Jerry” (1940-1967), de William Hanna e Joseph Barbera, cujas primeiras versões foram criadas em formato cinematográfico.
Um dos grandes ícones dos desenhos animados da década de 1980, “Caverna do Dragão” foi baseado no jogo de RPG homônimo. Com 27 episódios, a série é dividida em três temporadas, que foram transmitidas originalmente entre 1983 e 1985.
A animação conta as aventuras de um grupo de felinos guerreiros que vive no planeta Thundera. Ela foi produzida inicialmente por um estúdio japonês, o Pacific Animation Corporation, mas foi adquirida pela Walt Disney Company.
A série de animação foi produzida pelo estúdio americano Filmation baseado nos brinquedos Masters of the Universe da Mattel. Lembrada na maioria das vezes apenas como He-Man, graças ao personagem épico, a animação foi uma das mais populares na década de 1980.
Com 93 episódios, She-Ra também foi produzida pela Filmation Studios, e ao lado de He-Man se tornou um dos desenhos mais icônicos e populares da década de 1980. Um reboot inspirado na série será lançado em 2018 pela Netflix.
“Scooby-Doo” é o segundo desenho americano com o maior número de episódios, perdendo apenas para “Os Simpsons”. Ao todo são 28 temporadas com 580 episódios, que ainda são exibidos. A sua primeira aparição na TV foi em 1969.
Inspirado nos quadrinhos “Liga da Justiça”, da DC Comics, a série de animação foi transmitida originalmente entre os anos de 1973 e 1988. Ela conta as aventuras vividas pelos super-heróis Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Batman e Robin.
Os Cavaleiros do Zodíaco foi publicado originalmente em forma de mangá na revista “Weekly Shōnen Jump”, em 1985. Em 1986, foi adaptado para anime, exibido originalmente entre 1986 a 1989. A série conta a história de guerreiros místicos, que têm a missão de defender a reencarnação da deusa grega Athena.
Exibido originalmente entre 1966 e 1973, “Papa-Léguas” continuou sendo transmitido nos anos 1980 e 1990. Perseguido sem sucesso pelo Coyote, o personagem protagonista que dá nome à animação foi inspirado no galo-corredor, nativo dos desertos americanos.
Os Smurfs são criaturas azuis que vivem em suas casas de cogumelos em uma floresta. A sua rotina consiste em impedir que um vilão malvado mate a sua população. A série de animação foi transmitida originalmente entre os anos 1981 e 1990.
Outra série animada que marcou diferentes gerações, “Corrida Maluca” possui 34 episódios. Ela narra as tentativas de uma série de competidores pouco comuns de conquistar o título de “Corredor Mais Louco do Mundo”.
A série de animação japonesa foi inspirada em um mangá homônimo. A sua primeira versão foi exibida entre os anos 1989 e 1996. Contudo, desde então, ela já se desdobrou em outras séries, como “Dragon Ball GT”, “Dragon Ball Kai” e “Dragon Ball Super”.
Exibida originalmente no início da década de 1960, “Manda-Chuva” foi reprisada nos anos 1980, tornando-se uma das animações de maior sucesso da época. A Cidade de Nova York, onde se passa a história na versão original, foi substituída por Brasília na versão nacional.
Os protagonistas da franquia “Looney Tunes” são considerados os grandes representantes da era de ouro da animação americana. As séries animadas foram distribuídas pela Warner Bros inicialmente em formato cinematográfico, e ganhou versões para TV, quadrinhos e jogos de videogame.
A série de animação mais tradicional criada por William Hanna e Joseph Barbera narra a eterna rivalidade entre o gato Tom e o rato Jerry. Apesar de ter sido exibida originalmente entre os anos 1940 e 1967, incialmente em formato cinematográfico, ela ganhou outras versões para a televisão a partir dos anos 1980.
O icônico personagem foi protagonista de várias séries animadas produzidas pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídas pela Universal Pictures. A sua primeira aparição na TV foi entre 1957 e 1972, quando Lantz fechou o estúdio. Contudo, o personagem voltou às telinhas no fim dos anos 1990, quando se tornou um sucesso também entre as crianças daquela geração.
Adaptado de uma história em quadrinhos homônima, Popeye é considerado um dos personagens mais icônicos do mundo animado. Com sua força renovada depois de comer uma lata de espinafre, ele salva a sua amada Olívia Palito das garras do vilão Brutus.
O anime é dividido em 20 temporadas, que começaram a ser exibidas em 1997. O seu enredo é centrado no jovem Ash, um garoto de dez anos que sonha em se tornar um mestre Pokémon. No entanto, ele acorda atrasado no dia de receber seu primeiro Pokémon, e acaba com a missão de treinar o teimoso e irreverente Pikachu, que se torna o seu fiel escudeiro.
As quatro tartarugas mutantes vivem nos esgotos de Nova York, e ajudam a proteger a cidade de mentes humanas do mal, outras criaturas mutantes e até alienígenas. A primeira exibição da série de animação foi entre 1987 a 1996.
A série de animação foi baseada no filmo homônimo de 1984. Ela conta a continuidade das aventuras vividas pelos investigadores paranormais dr. Peter Venkman, dr. Egon Spengler, Winston Zeddemore, e dr. Ray Stantz. Bem como pela secretária Janine Melnitz e o mascote fantasma Geleia.
Os personagens mais fofos dos desenhos animados protagonizaram uma série transmitida originalmente entre os anos 1985 e 1988. No entanto, o sucesso também foi estendido até os anos 1990. Ela conta a história de ursos carinhosos que ajudam pessoas.