O site Google Art Project, mantido pelo Google em colaboração com museus e outras instituições de arte distribuídas mundo afora, se dedica a facilitar o acesso à arte desde 2011. Na página, é possível visitar virtualmente algumas exposições com o auxílio da ferramenta Street View, ou apenas visualizar imagens selecionadas de obras de arte em alta resolução.
No entanto, para além dos velhos recursos, o projeto do Google conta com um atrativo extra. O aplicativo do projeto, o Google Arts & Culture, permite que usuários descubram os seus “sósias” em retratos exibidos em museus. O app analisa selfies e em seguida informa a obra de arte com a qual a imagem mais se assemelha. Além, é claro, do autor e onde ela pode ser encontrada.
Para utilizar o recurso faça download do aplicativo em Google Arts & Culture, ao acessá-lo role a tela para baixo até encontrar a frase: “Pesquisar com sua selfie”. Clique na opção “primeiros passos” que aparece abaixo da frase, e aceite os termos e condições de uso. Em seguida, faça uma selfie sua como indicado. O aplicativo analisará a imagem e informará as obras de arte mais semelhantes.
Alguns museus que fazem parte do projeto são: Freer Gallery of Art, em Washington; The Frick Collection, The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York; Uffizi, em Florença; National Gallery e Tate Britain, em Londres; Museu Reina Sofia e Museu Thyssen, em Madri; Palácio de Versalhes, na França; Alte Nationalgalerie e Gemäldegalerie, em Berlim; Museu Kampa, em Praga; Museu Van Gogh e Rijksmuseum, em Amsterdã; Museu Estatal Hermitage, em São Petersburgo; e a Galeria Estatal Tretyakov, em Moscou.
Clique no link para baixar: Google Art Project