O ano de 2017 contou com boas surpresas nas telonas. Para relembrá-las, o jornal The New York Times publicou uma lista com os melhores filmes lançados desde janeiro. A seleção foi realizada pelos críticos de cinema do veículo Manohla Dargis e AO Scott, e leva em conta a data de lançamento das produções nos Estados Unidos. Entre os títulos estão filmes de diferentes gêneros e formatos, como a ação “Mulher-Maravilha”, de Patty Jenkins; o horror psicológico “Corra!”, de Jordan Peele; o documentário “Ex Libris: Biblioteca pública de Nova York”, de Frederick Wiseman; e o drama sul-coreano-americano “Okja”, de Joon-ho Bong, lançado pelo serviço de streaming Netflix.
O filme é ambientado no início da Segunda Guerra, quando soldados aliados da Bélgica, Império Britânico e França são cercados pelo exército alemão durante a Operação Dínamo. A narrativa é dividida em três histórias paralelas: um confronto no céu, em que o piloto Farrier precisa destruir um avião inimigo; em alto-mar, onde um civil britânico leva seu barco para ajudar no resgate de soldados; e na praia, com as tentativas do soldado Tommy de escapar.
O documentário de Frederick Wiseman aborda uma das bibliotecas mais famosas do mundo: a Biblioteca Pública de Nova York. Ela é considerada uma das instituições voltadas ao aprendizado mais importantes dos Estados Unidos. Além de apresentar as instalações e a sua história, o filme também mostra o funcionamento de todo o sistema da biblioteca.
O documentário é uma experiência cinematográfica da cineasta Agnès Varda e do fotógrafo JR. Juntos, eles percorrem algumas regiões da França, distantes dos centros urbanos, capturando imagens de uma maneira pouco comum em um caminhão. Apesar de se tratar de um projeto denso dos dois artistas, o filme é leve e divertido.
O filme narra duas histórias paralelas. A primeira é centrada em um grupo de crianças, liderado por uma menina bastante esperta, de apenas 6 anos. Durante uma série de aventuras, elas descobrem um mundo de possibilidades. Contudo, enquanto isso, outra narrativa se desenrola, mostrando a jornada completamente difícil que os pais das crianças estão atravessando.
“Corra!” é centrado em Chris, um jovem negro que é convidado a visitar a casa dos pais de Rose, sua namorada branca. No começo, ela acredita que o atencioso tratamento que recebe dos sogros é uma tentativa de encobrir certo desconforto pelo envolvimento da filha com um homem negro. No entanto, ele descobre com o passar do tempo que algo muito mais perturbador pode estar detrás da atitude do casal.
A comédia dramática se tornou um dos filmes mais bem avaliados da história do site especializado em cinema “Rotten Tomatoes”, e já é um dos favoritos ao Oscar 2018. Ele conta a história de Christine, uma estudante do último ano do ensino médio, que decide passar um ano em Sacramento, na Califórnia. Enquanto decide o seu futuro, ela precisa lidar com uma série de frustrações.
Uma nova espécie animal é descoberta no Chile, o “super porco”. Uma empresa decide distribuir 26 dos bichos em diferentes partes do mundo, onde devem permanecer por dez anos. A ideia é que após o período se realize um concurso para escolher o melhor animal. Às vésperas da competição, a jovem Mija, que convive desde a infância com o super porco de seu avô, decide lutar para não abrir mão de seu mascote.
Ambientado em 1950, o filme é centrado em Reynolds Woodcock, um renomado estilista que trabalha com a sua irmã, Cyril, vestindo a realeza britânica e as famílias de classe mais alta. A sua inspiração para criar é baseada nas mulheres que ele conhece constantemente. No entanto, isso muda quando Reynolds se depara com Alma, uma jovem forte e inteligente que se torna a sua amante.
O filme é baseado na poeta americana Emily Dickinson. A trama acompanha o trajeto da escritora, de seus primeiros dias como estudante até seus últimos anos como uma artista reclusa. Considerada uma mulher tímida, mas com excelente senso de humor, Emily escrevia praticamente um poema por dia — que lhe renderam o título de “uma das maiores poetas de todos os tempos”.
Diana Prince, a princesa das Amazonas, é treinada desde cedo para ser uma guerreira inigualável. Sem nunca ter saído da ilha paradisíaca em que vive, um piloto acidentado faz com que ela descubra que uma guerra está se espalhando pelo mundo. Diana decide deixar a ilha para impedir que os conflitos continuem.