Não há um consenso sobre o que faz de um filme genial, no entanto muitos deles têm uma característica em comum: deixam o público de queixo caído. Pensando nisso, a Bula decidiu criar a lista das listas, reunindo não apenas as produções que surpreenderam os espectadores em qualidade, mas que os fizeram duvidar do que os olhos estavam vendo — e o melhor, nos momentos finais da trama. A seleção conta com grandes clássicos da sétima arte, como “Psicose” (1960), de Alfred Hitchcock; e “Quanto mais Quente Melhor” (1959), de Billy Wilder. Contudo, também houve espaço para produções contemporâneas, como é o caso de “O Segredo dos Seus Olhos” (2009), do diretor Juan José Campanella; e “Os Outros” (2001), de Alejandro Amenábar. Os comentários de todos os filmes contêm spoilers.
Martin Vail é um advogado narcisista e arrogante. Atrás de mais holofotes, ele se oferece para defender um jovem de 19 anos chamado Aaron Stampler, principal suspeito do assassinato do arcebispo de Chicago Richard Rushman, com 78 facadas. Embora o garoto alegue inocência, o advogado não acredita. No entanto, tudo começa a mudar quando Vail descobre que o admirado padre é na verdade um pedófilo que abusava dos coroinhas, e que Aaron sofre de um transtorno de dupla personalidade. Quando fica nervoso, o garoto tímido e inseguro, assume o alter-ego Roy, que tem voz firme, olhar ameaçador e é extremamente violento. Nos instantes finais do filme, já no julgamento, Vail provoca Aaron para que ele assuma a personalidade de Roy perante os jurados. A estratégia dá certo e o garoto é absolvido do corredor da morte. Contudo, quando o advogado o visita na prisão, Aaron revela que o manipulou todo o tempo e que Roy, na verdade, é a sua verdadeira personalidade.
O filme conta duas histórias paralelas: a de um pelotão de soldados que, sob o comando do tenente Aldo Raine, cumpre uma missão suicida contra os nazistas alemães; e a de Shosanna, uma jovem judia que assiste a execução de sua família pelo cruel general Hans Landa. Disfarçada como dona de um cinema parisiense, a garota planeja incendiar o local durante um evento da elite nazista. Ao mesmo tempo, o pelotão de Raine tem planos parecidos, e conta com a ajuda de uma espiã dupla para explodir o lugar. No entanto, os planos do pelotão são descobertos por Landa, que faz um acordo com Aldo para sobreviver ao ataque. Nos momentos finais, Shosanna é morta enquanto tenta escapar de um admirador nazista. O incêndio inicia, e antes das chamas acabarem em explosão, Aldo e seus soldados metralham os inimigos, entre eles Hitler. Landa é liberado como o combinado, mas Raine marca o símbolo nazista em sua testa com uma faca para que o passado do general não caia no esquecimento.
Benjamin Esposito é um oficial de justiça aposentado, que se dedica a escrever um livro baseado em um crime que investigou há 25 anos: o estupro e assassinato de Liliana Colotto. À época do crime, ele promete ao marido da vítima, Ricardo Morales, encontrar o culpado. Com a ajuda de seu amigo e companheiro de trabalho Pablo Sandoval, e de sua chefe e grande paixão, Irene Menéndez, ele tenta capturar o responsável – um velho amigo da vítima, que aparece em todas as fotos antigas da garota olhando-a fixamente. Apesar de capturado a certa altura, o criminoso é solto após a condenação. Na noite em que finalmente planeja declarar seu amor a Irene, Esposito é chamado para ajudar Sandoval após uma briga de bar. Ele deixa o amigo sozinho em sua casa, e volta ao encontro da amada. Ao retornar para o lar, encontra o corpo de Sandoval metralhado. Temendo ser a próxima vítima, o oficial se muda para outra cidade. Anos depois, de volta ao local dos fatos, mostra os esboços do livro a Menéndez, e decide visitar o viúvo de Liliana. Ricardo, agora, vive sozinho em um sítio. Quando confrontando, ele revela que capturou e matou o assassino da esposa. No entanto, Benjamin desconfia da história e retorna a propriedade, onde se depara com Ricardo alimentando o criminoso, que é seu prisioneiro. Ao perceber a presença do policial, o assassino pede que ele convença o viúvo a ao menos conversar com ele, dando a entender que permaneceu ali por décadas, sem que Ricardo trocasse sequer uma palavra com ele.
A secretária Marion Crane rouba 40 mil dólares da imobiliária em que trabalha com o objetivo de se casar e mudar de vida. Ao fugir da cidade após o roubo, ela enfrenta uma forte tempestade e se abriga em um velho hotel, administrado por um homem chamado Norman Bates. Ele convida a secretária para comer um sanduíche em sua casa, mas a mãe do homem se opõe, e eles acabam comendo em uma saleta. Depois do episódio, Marion decide tomar um banho e é brutalmente assassinada. A irmã de Marion, Lila, preocupada com o desaparecimento da irmã, contata o detetive Arbogast. No entanto, quando chega ao hotel, o oficial é morto pela mãe de Bates. Lila e o namorado da irmã vão até a delegacia da cidade, e, ao chegarem lá, são informados de que a mãe de Norman Bates está morta há dez anos. A dupla retorna ao hotel e descobre que o rapaz tem dupla personalidade e se veste e age como a mãe. Quando ele se apaixona por uma garota, a sua personalidade encarnada fica com ciúmes e a mata.
Uma prostituta tem o rosto desfigurado por dois cowboys. As suas colegas decidem oferecer uma recompensa para quem matar os responsáveis. O aspirante a pistoleiro Kid procura o antigo assassino William Munny e propõe que partam em busca da recompensa. Apesar de ter se endireitado desde que se casou e teve filhos, Munny aceita, e convida o seu parceiro Ned Logan para a missão. Contudo, eles não contavam que o bando liderado pelo forasteiro inglês Bob também estava de olho no prêmio. Além da incômoda presença do xerife local, Bill Daggett, que se irrita com a movimentação dos caçadores de recompensa. A certa altura, Bill tortura Bob, e o obriga a sair da cidade. Enquanto isso, durante a busca, Kid mata um homem e fica abalado. Ele revela que é o primeiro assassinato que comete e é consolado por Munny, que não mata desde que a esposa o “curou” da crueldade, há 11 anos. Com todos os acontecimentos, Ned decide abrir mão da busca, mas antes de ter a chance de sair da cidade é surpreendido pelo xerife, que o mata. Ao descobrir a morte do amigo, cujo cadáver é colocado de enfeite em uma taverna, o instinto assassino de Munny vem à tona. O pistoleiro encontra Bill comemorando a morte de Ned com outros homens, e mata todos eles. Antes de levar o tiro de misericórdia, Bill marca um encontro com Munny no inferno.
Dean Keaton, Fred Fenster, Michael McManus, Todd Hockney e Verbal Klint, que é deficiente físico, são cinco suspeitos colocados na mesma sala à espera de um interrogatório. Eles aproveitam a ocasião para planejar um assalto juntos. Após o assalto, os cinco são procurados por um interlocutor do misterioso chefe do crime Keyser Soze, cuja identidade não é conhecida. Soze exige que o grupo participe de um golpe em um navio, mas as coisas não saem como planejado, e a embarcação acaba explodindo. Os únicos sobreviventes são Verbal Klint e um homem húngaro, que tem 60% do corpo queimado. Preso na cena do crime, Klint é interrogado por um agente, Kujan, que tenta descobrir quem é a o mandante da explosão. Inicialmente, o policial chega a conclusão de que Keyser Soze é Keaton, e deixa Klint ir. No entanto, ele se depara com todos os nomes citados por Verbal no interrogatório pendurados em um quadro da delegacia. Finalmente, o investigador compreende que na verdade o Keyser esteve o tempo todo em sua frente. Na cena final, Klint entra em um carro caminhando normalmente, revelando que ele sequer é deficiente físico.
Ambientado nos anos 1929, no auge da lei seca nos Estados Unidos, a trama é iniciada com um carro funerário sendo alvejado por tiros da polícia. Em vez de um defunto, o veículo carregava garrafas de Whisky que estavam sendo transportadas para um velório falso, organizado por gângsters. Dois músicos contratados para animar o funeral, Joe e Jerry, conseguem escapar quando percebem a chegada da polícia. No entanto, a fuga bem sucedida faz com que eles presenciem um assassinato. Como únicas testemunhas da morte, eles são perseguidos pelos criminosos. Sem saída, os dois se vestem de mulher e partem com uma banda feminina de jazz para a Flórida. Durante a viagem, a dupla conhece a cantora Sugar-Kane, por quem Joe se encanta. Enquanto tenta conquistar o coração da garota, Jerry tenta se livrar de Osgood Fielding III, um milionário que tenta conquistá-lo acreditando se tratar de uma mulher. Na cena final, Jerry retira a peruca e revela ao pretendente que é um homem. Osgood não recebe a notícia como esperado, e apenas retruca que “ninguém é perfeito”.
Thomas é um famoso fotógrafo de moda, que faz sucesso com as mulheres. Planejando lançar um livro de fotografias, ele passeia pelo parque tirando fotos. Certo dia, durante o passeio, ele observa um casal de longe, brigando. Quando percebe que está sendo fotografada, a mulher corre em sua direção e exige que ele lhe entregue os registros. Thomas recusa, mas ela vai ao seu estúdio e insiste novamente. No fim das contas, o fotógrafo entrega um filme errado, e a garota vai embora. Quando ele amplia o filme correto, percebe que a mulher na foto está olhando para os arbustos. Ele amplia as imagens novamente e vê o que parece ser um corpo no chão e uma mão segurando uma arma. De volta ao parque no fim do dia, Thomas encontra um corpo no mesmo local da imagem. Quando retorna ao estúdio, se depara com o local revirado, e sem as fotos da cena do crime, exceto uma grande ampliação deixada na câmara de revelação. No dia seguinte, ele vai mais uma vez ao parque, e descobre que o cadáver desapareceu, duvidando do que viu anteriormente. No caminho de volta, ele assiste dois mímicos jogando tênis sem bolas nem raquetes. Ele participa da cena, devolvendo a bola imaginária a um dos jogadores, e a ouve tocando o chão.
David Mills e William Somerset são dois detetives que precisam solucionar uma série de assassinatos. Eles percebem que os crimes estão associados aos sete pecados capitais: gula, avareza, luxúria, ira, inveja, orgulho, vaidade e preguiça. Ao mesmo tempo em que buscam o culpado, precisam cuidar da sua integridade psicológica, que começa a ser afetada pela mente criminosa que se esconde atrás dos atos ilícitos. Nos momentos finais do filme, a dupla se dá conta que John Doe é o criminoso que procuram. Contudo, a situação se complica quando Mills descobre que sua esposa foi alvo do último ato criminoso de Doe, que a mata. O homicida revela que seu crime final foi motivado pela inveja que sente do detetive, e que espera que ele responda com o pecado da ira. John fica de frente ao oficial, provocando-o para que o mate. William tenta convencer o colega a se acalmar, mas ele dispara várias vezes contra o assassino.
Grace Stewart é uma mãe católica que cuida de seus dois filhos pequenos, Anne e Nicolas. As crianças possuem uma doença rara que os torna sensíveis à luz solar. A família ganha a companhia de três novos empregados: uma babá idosa chamada Bertha Mills, um jardineiro também idoso chamado Edmund Tuttle e uma menina muda, chamada Lídia. Desde então coisas estranhas começam a acontecer, e Grace teme que eles não estejam sozinhos. Anne desenha imagens de quatro pessoas que afirma ver na casa: um homem, uma mulher, um menino chamado Victor e uma senhora. A mãe reluta em acreditar, mas logo começa a vê-los também. Ela tenta sair de casa à procura do padre local, mas se perde na névoa e encontra o marido que pensou ter morrido na guerra, convencendo-o a retornar para a casa. Na cena final, a mãe descobre que os três empregados estão mortos, assim como ela e os filhos. Após o desaparecimento do marido, Grace teve um surto e assassinou as duas crianças sufocadas com um travesseiro. Em seguida, atirou contra a própria cabeça.
Leonard é atacado por bandidos que invadem a sua casa. A sua esposa, é estuprada e morta, e ele golpeado na cabeça. Como consequência da agressão, Leonard perde a capacidade de armazenar na memória acontecimentos ocorridos após o acidente. Apesar do problema de memória, ele tenta se vingar de John G, que é o homem responsável pela morte de sua esposa. Com auxílio de uma câmera Polaroid, Leonard registra objetos e situações que vive, para lembrar de coisas mais simples, como qual é o seu carro. Já as informações mais importantes, como pistas sobre o paradeiro de John, são tatuadas em sua pele. Durante a sua busca, ele encontra um homem chamado Teddy, que age como seu amigo. Leonard conta a ele a explicação por trás de uma de suas tatuagens, a inscrição “lembre-se de Sammy Jankins“. Sammy é um homem que adquiriu o mesmo problema de memória que o protagonista depois de um acidente de carro. A sua esposa, diabética, pede a ele que lhe aplique insulina, com a esperança de que, diante do risco à sua saúde, o marido recupere a memória. O plano não funciona, o marido nunca se lembra da última aplicação, realizando o procedimento várias vezes seguidas, e a mulher acaba morrendo devido à superdose. Contudo, na cena final do filme, Teddy revela que John está morto há anos, e que na verdade, a história de Sammy é a verdadeira história de Leonard.
Um grupo que vive isolado no meio de uma floresta é atormentado por seres misteriosos, chamados de “Aqueles-de-Quem-Não-Falamos”. Um pacto com os anciões da vila faz com que as criaturas se mantenham nas fronteiras do lugar, e por isso ninguém as ultrapassa. Tudo muda quando uma das moradoras, a jovem Ivy Walker, que é cega, decide se casar com Lucius Hunt. No entanto, com ciúmes da garota, outro jovem, Noah Percy, acaba esfaqueando o rival. Gravemente ferido e com poucas chances de sobreviver sem os medicamentos, Ivy decide enfrentar os seres misteriosos e atravessar a floresta para chegar à cidade. O seu pai, líder da vila, resolve deixá-la ir depois de bastante relutar. Ao atravessar a cerca, um homem a encontra e leva a um posto de gasolina, para comprar os medicamentos. No local, uma mulher explica a ela que a floresta é uma propriedade privada, onde não vive ninguém. Nem mesmo aviões podem sobrevoar a área. As terras pertenciam à família Walker, e o último descendente, o pai de Ivy, havia desaparecido há 20 anos. No fim do filme, o mistério das criaturas também é revelado: são apenas membros da vila que usavam fantasias para manter a população dentro dos limites da comunidade.
A história contada em flashes e sem ordem cronológica é centrada em David, um rapaz bonito e rico, que não procura relacionamentos sérios. No entanto, ele acaba se apaixonando por Sofia. Logo depois, um terrível acidente de carro desfigura seu rosto e sua vida começa a desmoronar. Em outro momento, as coisas voltam a dar certo de maneira surreal. Ele consegue fazer uma cirurgia que restaura o seu rosto e retoma o seu relacionamento com Sofia. Os episódios são contados por David em uma conversa com um terapeuta dentro de uma suposta penitenciária. Novos flashes dão a entender que ele aparentemente assassinou o amor de sua vida, mas não se lembra como. A história é guiada de maneira que o espectador acredite que o protagonista está de fato na prisão e sofre de algum transtorno mental. No entanto, na cena final é revelado que na verdade ele está em uma clínica de criogenia, onde seu corpo está congelado e consciente em opção “Sonho Lúcido”, uma espécie de programação em que a mente é forçada a projetar sonhos com os melhores acontecimentos possíveis. Contudo, ocorre uma falha no sistema, que ocasiona pesadelos. O suporte técnico é chamado e entra na mente do rapaz, informando que ele tem a opção de despertar ou continuar em modo Sonho Lúcido.
Considerado a obra prima de Orson Welles, “Cidadão Kane” é centrado em um grande empresário da imprensa americana: Charles Foster Kane. Após a morte do magnata, o jornalista Jerry Thompson fica intrigado com a sua última palavra: “rosebud”, e tenta descobrir o significado. Ele, então, começa a entrevistar pessoas ligadas a Kane e faz uma retrospectiva da infância do empresário até a vida adulta, depois de ele ter construído o seu império. Thompson conclui que Charles “foi um homem que possuiu tudo o que quis, e depois perdeu tudo”, por isso rosebud pode ser algo que ele nunca conseguiu possuir, ou talvez que ele tenha perdido. Contudo, na cena final, o empresário aparece ainda criança, brincando com o seu trenó, que se chama rosebud. Em seguida, o brinquedo reaparece sendo incinerado como um objeto sem valor, após ser encontrado entre os pertences do magnata.
O detetive particular J. J. Gittes é contratado pela esposa de Hollis Mulwray, o chefe do Departamento de Águas e Energia de Los Angeles, para descobrir se ele a trai. Gittes confirma que o marido de sua cliente tem encontros amorosos com uma moça, mas em seguida descobre que a mulher que o procurou é uma impostora — e não a verdadeira esposa de Hollis, Evelyn Mulwray, que ameaça processá-lo. Para uma surpresa ainda maior do detetive, o marido infiel é encontrado morto, e ele se vê atado a uma misteriosa história de corrupção, escândalos e mentiras. Por causa de seu envolvimento no caso, Gittes é agredido e ameaçado por um grupo gangster, mas continua as investigações e chega ao pai de Evelyn, Noah Cross, que é um dos homens mais poderosos da cidade. O empresário lidera um esquema ilegal para controlar a distribuição de água durante a seca, ordenando a morte de todos os que são contra, inclusive o genro. Na etapa final da trama, há uma revelação ainda maior: Evelyn conta ao detetive que foi abusada pelo pai aos 15 anos e que sua irmã, Khaterine, na verdade é sua filha. Na tentativa de proteger a garota do homem abusador, ela tenta fugir com a filha-irmã de carro, mas é alvejada com tiros pela gangue do pai no bairro chinês que dá nome ao filme. Com a morte de Evelyn, Khaterine fica sob o poder de seu pai-avô, Noah. Gittes presencia toda a cena sem poder agir, e ouve que é melhor esquecer tudo aquilo porque ali é Chinatown.