O cinema, muitas vezes, leva o público a refletir e se emocionar com temas inimagináveis. Para ajudar os espectadores que gostam de filmes comoventes, a Bula selecionou dez filmes altamente reflexivos disponíveis na Netflix, que são capazes de mudar a forma com que qualquer pessoa enxerga a vida. Os filmes abrangem diferentes gêneros e vão além das produções hollywoodianas. Além disso, cada um à sua maneira, aborda valores essenciais para vida humana em sociedade. Alguns destaques são: “O Tigre Branco” (2021), de Ramin Bahrani; e “Por Lugares Incríveis” (2020), de Brett Haley, dirigido por Peter Jackson. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Balram é um jovem inteligente e ambicioso que cresceu numa pobre zona rural da Índia. Para sair de sua aldeia, ele aceita trabalhar como motorista de Ashok, um homem milionário. Treinado desde sempre para ser um servo, ele se torna indispensável para o patrão rico. Mas, após ser traído por Ashok, Balram se rebela e inicia uma jornada independente para deixar a pobreza e ascender socialmente.
Akiko é uma mãe solteira que cuida do filho Shuhei. Desempregada, ela se envolve com homens violentos que lhe dão dinheiro. Além disso, Akiko coloca Shuhei para pedir esmola a outras pessoas e praticar pequenos crimes. Mesmo constrangido, Akiko obedece às ordens da mãe, pois é manipulado e tem uma forte relação de dependência com ela. Mas um pedido de Akiko acaba envolvendo Shuhei em uma tragédia.
Uma mulher com câncer nos ovários passa por uma cirurgia, mas não obtém bons resultados. A quimioterapia também não está ajudando e ela sabe que a morte se aproxima. Para que o filho de três anos, Tomy, se lembre dela, ela decide escrever um livro contando a ele os momentos que passaram juntos e sua luta contra a doença. O filme é inspirado em uma história real, ocorrida em 2015.
Violet Markey é uma adolescente que sente culpa por ter sobrevivido ao acidente que matou sua irmã. Theodore Finch é perseguido no colégio e em casa. Prestes a cometer suicídio, os dois se conhecem no alto de uma torre e se tornam grandes amigos. Violet e Theodore decidem viajar juntos pelo estado onde moram. Ao longo da jornada, eles descobrem os motivos pelos quais ainda vale a pena viver.
O filme acompanha a história do casal Qin e Chen e seus dois filhos, A-Hao e A-Ho. A-Hao, o mais velho, sempre deu orgulho aos pais e está estudando para entrar na faculdade de medicina. Mas, A-Ho é considerado a decepção da família e acaba sendo preso por roubo. Qin se recusa a ajudar o filho e chega a pedir para o juiz sentenciá-lo. Um dia, uma garota aparece pedindo ajuda à Chen, dizendo que está grávida de A-Ho e terá o filho mesmo que ele não saia da cadeia.
Yuma Takada é uma mulher de 20 e poucos anos que tem paralisia cerebral e vive sob o domínio da mãe superprotetora. Ela sonha em se tornar uma artista consagrada de mangás, mas sua editora diz que faltam aventuras em suas histórias. Para se inspirar, Yuma decide ir além de sua condição e viver intensamente. Nessa jornada, ela faz amizades, vive experiências inesquecíveis e descobre o amor.
Em Dakar, no Senegal, Ada é uma garota de 17 anos apaixonada por Souleimane, um pedreiro que trabalha na construção de um prédio futurista, mas ela está prometida para outro homem. Revoltados com a falta de pagamento, os operários resolvem atravessar o oceano em busca de melhores oportunidades em outro país. Quando o barco naufraga, seus espíritos retornam para Dakar.
Aos 13 anos, William Kamkwamba, do Malawi, ganhou fama em seu país em 2007, ao construir uma turbina de vento geradora de energia. A região onde William morava foi assolada por uma seca que devastou a plantação de sua família. Estudando sozinho e utilizando materiais improvisados, ele criou um projeto para fornecer água encanada e eletricidade ao seu vilarejo, privilégios aos quais a população do Malawi não tinha acesso.
Depois de cometerem alguns furtos, Osamu e seu filho Shota se deparam com uma garotinha abandonada. Mesmo relutantes, eles abrigam a garota e a esposa de Osamu concorda em cuidar dela. Embora a família seja pobre e roube para sobreviver, todos vivem felizes juntos. Até que a justiça descobre os segredos que eles escondem. O filme foi o ganhador da Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes, em 2018.
Após sofrer um ataque cardíaco, o carpinteiro Daniel Blake não pode mais trabalhar e luta para receber os benefícios concedidos pelo governo aos que estão desempregados. Porém, ele é analfabeto digital e não consegue lidar com todas as burocracias exigidas. Em uma de suas idas a departamentos governamentais, ele conhece Katia, uma mãe solteira de duas crianças que também está passando por dificuldades. Os dois se aproximam e Daniel decide ajudá-la.