A BBC Cultura publicou uma lista com os 100 filmes mais engraçados de todos os tempos. A seleção foi realizada por 253 críticos — 118 mulheres e 135 homens — , de 53 países. Os filmes escolhidos poderiam ser de qualquer período desde a invenção do cinema, sem restrição de formato ou gênero. Por isso, o resultado foi bastante diverso. No topo do ranking estão: “Quanto Mais Quente Melhor” (Billy Wilder, 1959); “Dr. Fantástico” (Stanley Kubrick, 1964); e “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (Woody Allen, 1977); que ocupam o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Contudo, produções mais recentes também foram lembradas, como é o caso de “Se Beber, Não Case!” (Todd Phillips, 2009), e “O que Fazemos nas Sombras” (Jemaine Clement e Taika Waititi, 2014).
A comédia é centrada nos músicos desempregados Joe e Jerry, que presenciam um terrível crime e são obrigados a deixar a cidade. Sem ter para onde ir, a dupla aceita trabalhar em uma banda de garotas, e embarcam em uma viagem rumo a Miami. Vestindo trajes femininos, os músicos adotam nomes de mulheres, e fazem o possível para não serem notados. No entanto, as coisas não saem exatamente como planejado.
Acreditando que os soviéticos estão sabotando uma reserva de água dos Estados Unidos, um general americano decide por contra própria bombardear a União Soviética. O presidente do país e seus assessores tentam desesperadamente parar o ataque, antes que seja iniciada uma Terceira Guerra Mundial. Contudo, o general é o único que possui os códigos capazes de desativar as bombas.
O filme narra a história de amor de Alvy Singer, um humorista judeu divorciado, e Annie Hall, uma cantora em início de carreira. Pouco tempo depois de se conhecerem, eles decidem viver juntos. Porém, profundas crises conjugais são iniciadas com o convívio dos dois. O roteiro foi eleito o mais engraçado do cinema pela “Writers Guild of America”.
Um repórter de TV, responsável por fazer as previsões do tempo, é enviado para uma pequena cidade para cobrir os eventos do “Dia da marmota”. Ele faz o possível para concluir o trabalho e voltar para casa o mais rápido possível. No entanto, o destino lhe prega uma peça, e inexplicavelmente o jornalista fica preso no tempo, vivenciando o mesmo dia repetidas vezes.
O filme conta a história turbulenta de um país que é deixado à beira de um colapso por conta da corrupção. Para tentar melhorar a situação, uma milionária decide emprestar 20 milhões ao governo. No entanto, ela estabelece uma condição para realizar a doação: o presidente precisa renunciar ao cargo. No meio da confusão, Groucho Marx assume o poder, e a situação fica cada vez mais fora de controle.
A sátira é centrada em Brian Cohen, um homem judeu que nasce em uma manjedoura ao lado da que nasceu Jesus Cristo. Vivendo na Judeia, em 33 d.C., ele é confundido com o Messias em diferentes situações. Dessa maneira, mesmo sem querer, Brian é levado a liderar um movimento religioso. As coisas se complicam quando ele é capturado e julgado por Pilatos.
Toda a tripulação de um avião é vítima de uma forte intoxicação alimentar. Sem alternativa, o piloto Ted Striker, ex-combatente de guerra, é forçado a assumir o controle da aeronave. A sua namorada, Elaine, arca com as responsabilidades de aeromoça e co-piloto. Juntos, eles tentam salvar os passageiros e pousar com sucesso.
O filme é ambientado na moderna Paris dos anos 1960, e narra as desventuras do sr. Hulot. Ele precisa contatar um oficial americano na cidade, mas acaba preso em um labirinto arquitetônico. Mesmo sem querer, ele acaba sendo arrastado por grupos de visitantes a vários locais.
A lendária banda britânica de heavy metal Spinal Tap viaja em turnê pela América. Marty DiBergi, um cineasta veterano, decide acompanhar o grupo, do qual é fã. Contudo, a convivência turbulenta e vários acontecimentos inesperados fazem com que Marty descubra o outro lado da fama.
O filme é ambientado no início da Guerra Civil Americana, quando o maquinista Johnny Gray, — apaixonado pelo seu trem, conhecido como “A General” — é recusado para a luta. A justificativa é de que ele seria mais útil como engenheiro de ferrovia. Com a recusa, a sua amada Annabelle pensa que ele na verdade é um covarde. Contudo, A General é sequestrada e Gray precisa provar a sua coragem.
11 — O Grande Lebowski (Joel e Ethan Coen, 1998)
12 — Os Tempos Modernos (Charlie Chaplin, 1936)
13 — Ser ou Não Ser (Ernst Lubitsch, 1942)
14 — Jejum de Amor (Howard Hawks, 1940)
15 — Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (Terry Gilliam e Terry Jones, 1975)
16 — O Grande Ditador (Charlie Chaplin, 1940)
17 — Levada da Breca (Howard Hawks, 1938)
18 — Bancando o Águia (Buster Keaton, 1924)
19 — As Três Noites de Eva (Preston Sturges, 1941)
20 — Banzé no Oeste (Mel Brooks, 1974)
21 — Luzes da Cidade (Charlie Chaplin, 1931)
22 — O Jovem Frankenstein (Mel Brooks, 1974)
23 — Mal Posso Esperar (Blake Edwards, 1968)
24 — Os Desajustados (Bruce Robinson, 1987)
25 — Em Busca do Ouro (Charlie Chaplin, 1925)
26 — Meu Tio (Jacques Tati, 1958)
27 — Se Meu Apartamento Falasse (Billy Wilder, 1960)
28 — Aconteceu Naquela Noite (Frank Capra, 1934)
29 — Harry & Sally: Feitos um para o Outro (Rob Reiner, 1989)
30 — As Férias do Sr. Hulot (Jacques Tati, 1953)
31 — Tootsie (Sydney Pollack, 1982)
32 — Arizona Nunca Mais (Joel e Ethan Coen, 1987)
33 — O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (Adam McKay, 2004)
34 — As Patricinhas de Beverly Hills (Amy Heckerling, 1995)
35 — Cantando na Chuva (Stanley Donen e Gene Kelly, 1952)
36 — Um Peixe Chamado Wanda (Charles Crichton e John Cleese, 1988)
37 — Contrastes Humanos (Preston Sturges, 1941)
38 — Núpcias de Escândalo (George Cukor, 1940)
39 — Uma Noite na Ópera (Sam Wood e Edmund Goulding, 1935)
40 — Primavera Para Hitler (Mel Brooks, 1967)
41 — Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (Larry Charles, 2006)
42 — Cupido é Moleque Teimoso (Leo McCarey, 1937)
43 — M*A*S*H (Robert Altman, 1970)
44 — Missão Madrinha de Casamento (Paul Feig, 2011)
45 — Os Eternos Desconhecidos (Mario Monicelli, 1958)
46 — Pulp Fiction: Tempo de Violência (Quentin Tarantino, 1994)
47 — O Clube dos Cafajestes (John Landis, 1978)
48 — Ladrão de Alcova (Ernst Lubitsch, 1932)
49 — O Discreto Charme da Burguesia (Luis Buñuel, 1972)
50 — Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Pedro Almodóvar, 1988)
51 — Sete Oportunidades (Buster Keaton, 1925)
52 — Irene, a Teimosa (Gregory La Cava, 1936)
53 — Os Irmãos Cara de Pau (John Landis, 1980)
54 — Ensina-me a Viver (Hal Ashby, 1971)
55 — O Melhor do Show (Christopher Guest, 2000)
56 — Nos Bastidores da Notícia (James L Brooks, 1987)
57 — Meninas Malvadas (Mark Waters, 2004)
58 — Zelig (Woody Allen, 1983)
59 — Toni Erdmann (Maren Ade, 2016)
60 — Todo Mundo Quase Morto (Edgar Wright, 2004)
61 — Team America: Detonando o Mundo (Trey Parker, 2004)
62 — O que Fazemos nas Sombras (Jemaine Clement e Taika Waititi, 2014)
63 — Esse Mundo é um Hospício (Frank Capra, 1944)
64 — Quase Irmãos (Adam McKay, 2008)
65 — Clube dos Pilantras (Harold Ramis, 1980)
66 — Chumbo Grosso (Edgar Wright, 2007)
67 — Filhos do Deserto (William A Seiter, 1933)
68 — Ninotchka (Ernst Lubitsch, 1939)
69 — A Última Noite de Bóris Grushenko (Woody Allen, 1975)
70 — Conversa Truncada (Armando Iannucci, 2009)
71 — Os Excêntricos Tenenbaums (Wes Anderson, 2001)
72 — Corra Que a Polícia Vem Aí! (David Zucker, 1988)
73 — O Professor Aloprado (Jerry Lewis, 1963)
74 — Trocando as Bolas (John Landis, 1983)
75 — Mulher de Verdade (Preston Sturges, 1942)
76 — Sócios no Amor (Ernst Lubitsch, 1933)
77 — Divórcio à Italiana (Pietro Germi, 1961)
78 — A Princesa Prometida (Rob Reiner, 1987)
79 — O Jantar dos Malas (Francis Veber, 1998)
80 — Como Enlouquecer seu Chefe (Mike Judge, 1999)
81 — Quem Vai Ficar Com Mary? (Bobby e Peter Farrelly, 1998)
82 — Top Secret! Super Confidencial (Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker, 1984)
83 — O Homem Mosca (Fred C Newmeyer e Sam Taylor, 1923)
84 — Esperando o Sr Guffman (Christopher Guest, 1996)
85 — Amarcord (Federico Fellini, 1973)
86 — As Oito Vítimas (Robert Hamer, 1949)
87 — Os Homens Preferem as Louras (Howard Hawks, 1953)
88 — Zoolander (Ben Stiller, 2001)
89 — As Pequenas Margaridas (Vera Chytilová, 1966)
90 — O Caçador de Dotes (Elaine May, 1971)
91 — Essa Pequena é uma Parada (Peter Bogdanovich, 1972)
92 — O Anjo Exterminador (Luis Buñuel, 1962)
93 — South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes (Trey Parker, 1999)
94 — Três é Demais (Wes Anderson, 1998)
95 — Os Caça-Fantasmas (Ivan Reitman, 1984)
96 — Nascida Ontem (George Cukor, 1950)
97 — Caixa de Música (James Parrott, 1932)
98 — Se Beber, Não Case! (Todd Phillips, 2009)
99 — O Panaca (Carl Reiner, 1979)
100 — O Terror das Mulheres (Jerry Lewis, 1961)