Ter acesso ao conhecimento nunca foi tão fácil. O filósofo francês Pierre Lévy começou a chamar a atenção para esse fato nos anos 1990, quando a internet se popularizou em todo o mundo. De acordo com o pensador, houve a abertura de um novo espaço de comunicação com as conexões de computadores, que ele chamou de cibercultura — isto é, a cultura nos meios digitais. A cibercultura, para ele, possui potencial para se tornar um vetor de inteligência e criações coletivas. Contudo, embora ela tenha proporcionado uma verdadeira revolução a partir do acesso facilitado à informação, surgiu um grande desafio: selecionar o que é realmente relevante. Muitas vezes, a avalanche de conteúdos que encontramos nas buscas da internet e nas redes sociais não dá espaço para o acesso a materiais de qualidade, mesmo que eles sejam o objetivo. Pensando nisso, a Bula realizou um pente fino na web e reuniu em uma lista de plataformas, coletâneas e bibliotecas digitais que são verdadeiros tesouros para os amantes de literatura, filosofia e cultura — ou deveria dizer cibercultura? — de modo geral.
O portal Domínio Público disponibiliza para download a poesia completa de Fernando Pessoa. Embora sem uma ordem cronológica adequada e com edições repetidas, o acervo contempla toda a obra conhecida do poeta português.
O Ministério da Educação, em parceria com a Unesco e a Fundação Joaquim Nabuco, disponibiliza para download a Coleção Educadores, uma série com 62 livros sobre personalidades da educação. O critério de escolha foram suas contribuições para o avanço da educação.
Uma parceria entre o portal Domínio Público e a Universidade Federal de Santa Catarina, sistematizou, revisou e disponibilizou on-line a Coleção Digital Machado de Assis, reunindo a obra completa do autor, um do mais importantes da literatura brasileira.
A Livraria Virtual do Senado disponibilizou para download gratuito centenas de livros, raros, esgotados ou de referência nas áreas de arquitetura, jornalismos, crítica literária, fotografia, história, direito, política, biografia e literatura.
O projeto SciELO Livros disponibiliza aproximadamente 500 livros, científicos e técnicos, para download. O projeto visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico, editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.
A Biblioteca Brasiliana, da USP, disponibiliza aproximadamente 1500 livros, além de documentos históricos, manuscritos e imagens para download ou leitura on-line. A biblioteca reúne o acervo de dois dos maiores bibliófilos brasileiros: José Mindlin e sua esposa Guita.
O Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do projeto Banco Internacional de Objetos Educacionais, disponibiliza para download gratuito 120 histórias infantis em áudio.
A Coleção Aplauso, projeto da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, disponibiliza 260 livros sobre a vida e a obra de grandes nomes da cultura brasileira para download ou leitura on-line. Os livros podem ser baixados ou lidos no próprio site.
Aproximadamente 1200 livros da biblioteca particular de Fernando Pessoa, além de cartas e manuscritos, estão disponíveis na internet para consulta on-line. A digitalização do acervo foi feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
A Biblioteca Digital Camões disponibiliza obras integrais de autores portugueses para download gratuito nas áreas de literatura, arquitetura, linguística, geografia, história, educação, arte e cinema. O acervo da biblioteca é composto por mais de 3 mil títulos.
A Biblioteca Digital Luso-Brasileira reúne preciosidades históricas de Brasil e Portugal. O acervo possui mais de 2 milhões de documentos, sob domínio público, de várias épocas e gêneros. Entre eles, a primeira edição de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, de 1572.
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, em formato multilíngue e gratuito, tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar. O projeto, que tem o apoio da Organização das Nações Unidas, engloba universidades e bibliotecas de 193 países.
A Europeana reúne o maior acervo cultural e científico on-line do mundo. São 30 milhões de itens, entre imagens, pinturas, desenhos, mapas, fotos, livros, jornais, cartas, diários, vídeos e áudios. O projeto, que envolve 1600 instituições, está disponível em 30 línguas.
O Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual brasileira. O projeto reúne obras literárias, artísticas e científicas que estão em domínio publico ou autorizadas. O acervo é composto por mais de 200 mil itens divididos entre textos, sons, imagens e vídeos.
Open Library, desenvolvido pelo Internet Archive e pela Fundação Austin, disponibiliza para download legal ou leitura on-line, mais de 3 milhões de livros. Embora a língua predominante seja a inglesa, podem ser encontrados títulos em cerca de 60 idiomas.
Criada em 1971, é a mais antiga biblioteca digital do mundo. O projeto funciona de forma colaborativa reunindo voluntários de 150 países. O acervo, que tem aproximadamente 40 mil títulos, é composto, sobretudo, por livros literários em 30 línguas.