O jornal britânico The Guardian reuniu as melhores séries de 2017, até o momento, em uma lista. A seleção foi realizada pela jornalista e crítica de TV Kate Abbott, e reúne produções de diferentes estilos e gêneros. Além de séries leves e descontraídas para assistir com os amigos e a família, como “Big Little Lies” e “Desventuras em Série”, a lista inclui minisséries documentais sobre assuntos complexos, como é o caso de “Little Boy Blue” e “Three Girls”, que abordam assassinato e violência sexual, respectivamente. As produções que mesclam drama e ficção científica também não ficaram de fora, com destaque para “The Handmaid’s Tale” e “Legion”, que têm sido bastante elogiadas pela crítica.
“Big Little Lies” é uma série baseada no romance homônimo de Liane Moriarty. A trama é centrada em três mães, que se aproximam quando seus filhos começam a frequentar o jardim de infância juntos. O que deveria ser apenas uma amizade comum entre mulheres que levam uma vida aparentemente perfeita começa a se complicar. Juntas, elas são levadas pelos acontecimentos a grandes extremos, como o assassinato.
A série dramática conta a história do padre Michael Kerrigan, que reside em uma paróquia na Grã-Bretanha. Ele tenta conciliar as crenças que prega em sua congregação com os desafios da vida cotidiana. No entanto, a tarefa se torna cada vez mais complicada com acontecimentos inesperados na comunidade. Por sorte, padre Michael conta com o apoio de seu amigo Peter Flaherty, que o ajuda a lidar com todas as situações.
“Dear White People” é uma série original Netflix, cujo enredo aborda o dia a dia de um grupo de estudantes negros em uma universidade americana pertencente à Ivy League, na qual a maioria dos alunos é branca. Os episódios abordam as diferentes maneiras com os estudantes negros lidam com o racismo na universidade, especialmente depois de uma festa com a temática “blackface”, que aumentou as tensões raciais no campus.
Um atentado terrorista mata grande parte dos políticos eleitos, incluindo o presidente dos Estados Unidos. Com a justificativa de restaurar a paz, uma facção católica toma o poder e instaura um regime totalitário, baseado no antigo testamento. As mulheres têm seus direitos cassados, e algumas são transformadas em “handmaid”, isto é, consideradas unicamente procriadoras. Uma delas é Offred, que é entregue a um comandante.
A série conta a história de David Haller, um jovem que sofre de esquizofrenia e fica internado em um hospital psiquiátrico durante cinco anos. Na clínica, ele passa todo o tempo em silêncio com sua amiga Lenny, que possui vício em drogas. Contudo, a rotina pouco ruidosa dos dois muda com a chegada de uma nova paciente, Syd, que faz David desconfiar de que as vozes que escuta podem não ser exatamente um sintoma da loucura.
“Desventuras em Série” é baseada nos livros de Lemony Snicket. Ela narra as situações vividas pelos três órfãos Baudelaire: a irmã mais velha Violet, o irmão do meio Klaus, e Sunny a caçula, que tem apenas três anos. Depois da trágica morte dos pais, eles são obrigados a conviver com diferentes tutores. Um deles é o Conde Olaf, que se esforça para roubar a herança dos pequenos. Para isso, ele precisa enfrentar a inteligência, esperteza e engenhosidade além do comum das crianças.
A minissérie, com quatro episódios de 60 minutos cada, aborda o assassinato de Rhys, de apenas 11 anos, ocorrido em 2007. O garoto foi surpreendido por criminosos ao passar por um estacionamento depois de um treino de futebol. Vários suspeitos que integravam uma gangue local foram presos. Os pais do garoto, contam como lidaram com a morte do filho e como foi a relação com a imprensa durante as investigações do assassinato.
“Taboo” é ambientada em 1814, e narra a história do aventureiro James Keziah Delaney. Após uma viagem para a África, ele retorna com algo especial na bagagem: uma coleção ilegal e valiosíssima de diamantes. James planeja utilizar as pedras preciosas para evitar que os negócios da família sejam vendidos para a Companhia das Índias Orientais. Além disso, ele arquiteta a construção de um grande império naval para vigar a morte do pai.
A minissérie narra a história real de três garotas que vivem na cidade de Rochdale, na Inglaterra, que já foram vítimas de violência sexual. Em três episódios, ela apresenta a maneira com que as meninas foram arrastadas para as situações de violência, como seus apelos foram ignorados pelas autoridades e também como elas enfim conseguiram ser ouvidas, para que os abusos não ocorressem mais.
A série dramática americana é uma continuação da série homônima de 1990, do canal ABC, que aborda o assassinato de uma jovem em uma pequena cidade que dá nome à série. Passados 25 anos, muitos mistérios que envolvem o caso são reavivados com o assassinato de uma jovem bibliotecária. O crime, parece estranhamente estar conectado com o ocorrido mais de duas décadas antes.