40 filmes pop melhores que muitas obras de Godard

40 filmes pop melhores que muitas obras de Godard

A ideia aqui é reconhecer o valor de filmes, normalmente, descartados como mero entretenimento pelos PIMBA (Pseudointelectuais metidos a besta), mas que trazem em si muitas qualidades e, eventualmente, debates profundos e complexos nas entrelinhas.

A lista:

Conan, o Bárbaro — John Milius

Robocop — Paul Verhoeven

Coração Satânico — Alan Parker

Tubarão — Steven Spielberg

Caçadores da Arca Perdida — Steven Spielberg

De Volta Para o Futuro — Robert Zemeckis

Superman, o Filme — Richard Donner

O Sexto Sentido — M. Night Shyamalan

Jogue a Mamãe do Trem — Danny DeVito

Harry & Sally, Feitos um Para o Outro — Rob Reiner

Os Saltimbancos Trapalhões — J.B. Tanko

Os Trapalhões e o Mágico de Oroz — Victor Lustosa

Warriors, Selvagens da Noite — Walter Hill

Karaté Kid, a Hora da Verdade — John G. Avildsen

Rambo, Programado Para Matar — Ted Kotcheff

Conta Comigo — Rob Reiner

A Hora do Pesadelo — Wes Craven

Operação França — William Friedkin

Rocky, um Lutador — John G. Avildsen

Fuga de Nova York — John Carpenter

Curtindo a Vida Adoidado — John Hughes

Os Aventureiros do Bairro Proibido  — John Carpenter

Alcatraz, Fuga Impossível — Don Siegel

Hellraiser, Renascido do Inferno — Clive Barker

Entrevista com o Vampiro — Neil Jordan

A Mosca — David Cronenberg

O Império Contra-Ataca — Irvin Kershner

O Exterminador do Futuro — James Cameron

007 Contra Goldfinger — Guy Hamilton

O Senhor dos Anéis — Peter Jackson

O Pacto dos Lobos — Christophe Gans

Highlander, o Guerreiro Imortal — Russell Mulcahy

Batman, o Cavaleiro das Trevas — Christopher Nolan

Viagem ao Mundo dos Sonhos — Joe Dante

O Planeta dos Macacos — Franklin J. Schaffner

O Último Dragão — Michael Schultz

Mad Max II, a Caçada Continua — George Miller

Um Lobisomem Americano em Londres — John Landis

Papillon — Franklin J. Schaffner

A Hora do Rango — Rob McKittrick

 

Ademir Luiz

É doutor em História e pós-doutor em poéticas visuais.