A Bula reuniu em uma lista os dez melhores vinhos do território nacional. A seleção levou em conta as classificações do Decanter World Wine Awards (DWWA), a maior competição de vinhos do mundo. Na edição de 2017, mais de 17.200 rótulos foram inscritos na premiação, que contou também com a participação de 219 jurados — entre eles 65 Masters of Wine e 20 Master Sommeliers. Nenhum vinho brasileiro alcançou a categoria principal do evento, a Platinum Best in Show, coordenada por Steven Spurrie, um dos maiores experts em vinhos do mundo. No entanto, alguns rótulos nacionais foram agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze. As descrições são das vinícolas.
(Tinto) Medalha de Ouro
Considerado um vinho de personalidade, impressiona já à primeira vista, com sua cor forte, aroma elegante e profundo. Suas notas de café são uma característica do terroir da Vista do Chá. Intenso e concentrado, têm taninos sedutores e bem equilibrados.
(Tinto) Medalha de Prata
O vinho apresenta cor rubi e aromas de frutas vermelhas, tais como: amora e framboesa. Além disso, apresenta um leve toque de chocolate amargo ao fim da degustação. Seu paladar é agradável, com taninos suaves, redondos e corpo médio.
(Tinto) Medalha de Prata
Vinho de cor forte e aroma profundo, com amoras e mirtilos em profusão. Notas de café, cacau, pimenta preta, frutas negras compotadas e eucalipto. Com taninos sedutores e robustos, apresenta equilíbrio e excelente acidez.
(Branco) Medalha de Prata
Leopoldina Chardonnay descata-se pela fineza e delicadeza aromática. O vinho evidencia notas de frutas frescas como maçã e pera. Além disso, sua evolução na taça revela nuances de frutas tropicais, como abacaxi.
(Espumante) Medalha de Prata
Espumante de elegante perlage e intenso aroma frutado. Naturalmente harmônico, leve e refrescante, proporcionando prazer inigualável a quem o degusta. Ele apresenta aroma frutado, de pêssego e lichia, além de notas florais de rosas e flor de laranjeira.
(Branco) Medalha de Prata
Frutado e aromático, o vinho apresenta aromas complexos e intensos que salientam damasco, nozes e um marcante toque floral. É um vinho equilibrado, com textura de boca envolvente e final longo
(Tinto) Medalha de Bronze
Elaborado através dos melhores Cabernet Sauvignons da família Valduga, possui taninos maduros que fornecem um vinho de corpo amplo, e vigoroso, de excelente maciez. Suas notas aromáticas reaparecem no retrogosto, que é longo e marcante.
(Tinto) Medalha de Bronze
Na boca é volumoso e potente, revelando vigor, devido ao alto conteúdo natural do álcool em harmonia com fina acidez. Na parte retronasal remete todo seu complexo olfativo de frutas maduras e notas finas elegantes da madeira. Possui longa persistência.
(Tinto) Medalha de Bronze
Com uma complexidade de aromas, exalta frutas vermelhas, especiarias e notas de tabaco. Ao paladar apresenta-se como um vinho encorpado, com boa estrutura e taninos equilibrados e macios. Os aromas intensos lembram frutas vermelhas, tabaco e café.
(Tinto) Medalha de Bronze
O vinho possui coloração Rubi com tons violáceos. O sabor elegante somado à textura encorpada é agradável ao paladar, apresentando excelente persistência. Já para o olfato, o aroma frutado lembra frutas vermelhas.