Parques de diversão podem ser terapêuticos

Você já pensou em prescrever uma dose de montanha-russa para aquela sensação persistente de tédio ou estresse? Bem, alguns pesquisadores científicos fizeram exatamente isso!

.

Estudos recentes têm explorado o uso terapêutico de parques de diversão. Isso mesmo, uma ida ao carrossel ou uma volta na montanha-russa podem ser mais do que uma aventura de fim de semana; pode ser um remédio para a alma!

.

Aparentemente, as sensações emocionantes das atrações podem liberar endorfinas, os famosos hormônios da felicidade, e reduzir os níveis de cortisol, o vilão do estresse. Pacientes com ansiedade e depressão foram submetidos à "terapia de montanha-russa", e os resultados? Sorrisos mais largos e corações mais leves!

.

Mas antes de você correr para o parque de diversões mais próximo em busca de uma cura para o seu último dia estressante, lembre-se: os resultados podem variar. Enquanto alguns podem encontrar alegria e relaxamento em uma roda-gigante, outros podem precisar de uma abordagem mais... pé no chão.

.

Ainda assim, a ideia de que a diversão pode ser cientificamente boa para você certamente dá uma nova perspectiva para a frase "apenas mais uma voltinha, por favor!" Então, da próxima vez que seu terapeuta lhe receitar um pouco de alegria, talvez o caminho para a felicidade esteja escondido entre algodão-doce e carrinhos de bate-bate!

Leia mais na Revista Bula!