smartphones: tecnologia de ponta no seu bolso

Você já parou para pensar que carrega no bolso algo mais poderoso que os computadores que levaram o homem à lua? Pois é, dê um tapinha nas costas da ciência e da tecnologia!

.

Nos anos 1970, um engenheiro da Motorola chamado Martin Cooper decidiu que estava na hora de libertar os telefones de suas algemas de fio. Ele pegou alguns circuitos, antenas e baterias e voilà! Nasceu o primeiro celular. Pesando quase 1 kg e com uma bateria que durava apenas 20 minutos, era basicamente um tijolo com antena. Mas e daí? Era um tijolo GENIAL!

Ah, os microchips! Pequenos, mas com o poder de um cavalo de corrida. Graças à miniaturização e aos avanços na computação, esses chips transformaram os tijolos de Cooper em smartphones finos e elegantes. Eles têm mais poder de processamento do que todo o equipamento da Apollo 11! Neil Armstrong ficaria com inveja.

.

Graças aos satélites e torres de comunicação que fazem malabarismos com ondas de rádio, seu aparelho pode enviar uma mensagem para praticamente qualquer canto do planeta. Você pode até mesmo jogar joguinhos online com alguém do outro lado do mundo em tempo real. Aliens, se estiverem nos observando, devem estar pensando: "Uau, esses terráqueos são realmente sociais!"

Leia mais na Revista Bula!