As estrelas no céu

As estrelas no céu podem ser como celebridades de Hollywood - mesmo que pareçam brilhantes e deslumbrantes, algumas delas já podem ter partido dessa para uma melhor! Mas, antes de ficar triste, vamos entender como isso funciona.

.

As estrelas brilham graças à fusão nuclear em seus núcleos, onde o hidrogênio se transforma em hélio, liberando uma tonelada de energia. No entanto, estrelas não são imortais. Quando seu estoque de hidrogênio se esgota, coisas emocionantes acontecem!

.

As estrelas menores, como o Sol, transformam-se em gigantes vermelhas, expandindo-se e ficando muito quentes. Eventualmente, elas podem se tornar anãs brancas ou até mesmo se apagar suavemente como uma vela ao vento. Nesse sentido, você poderia dizer que elas estão "mortas," mas é uma morte tranquila e sem drama.

.

Já as estrelas maiores, com muito mais massa, têm um final mais espetacular. Elas podem explodir em uma supernova, espalhando elementos pelo universo e, às vezes, até formando buracos negros. É o fim de alto impacto de uma superestrela!

.

Então, quando olhamos para o céu noturno, algumas das estrelas que vemos já podem ter deixado sua marca cósmica e se transformado em algo diferente. Mas elas ainda estão lá, brilhando em nossos corações e telescópios. É um lembrete de que, no universo, até as estrelas têm suas histórias incríveis de vida e morte!

Leia mais na Revista Bula!