O termo "mouse" para se referir ao dispositivo apontador de computador tem uma origem interessante e remonta aos primórdios da computação. O nome foi cunhado pelo inventor do dispositivo, Douglas Engelbart, durante o desenvolvimento do rato apontador em 1964.
.
Engelbart e sua equipe do Stanford Research Institute estavam trabalhando em tecnologias de interação homem-computador, e eles precisavam de um nome para o dispositivo apontador que haviam criado. O nome "mouse" foi escolhido porque a cauda do dispositivo, que se conectava ao computador, se assemelhava à cauda de um rato. O nome pegou e se tornou amplamente aceito.
.
O primeiro mouse consistia em um invólucro de madeira com uma única chave embutida, e a cauda era um cabo que se conectava ao computador. Desde então, a tecnologia do mouse evoluiu consideravelmente, com o desenvolvimento de mouses sem fio, ópticos e outros avanços.
.
A escolha do termo "mouse" foi, portanto, uma decisão prática e intuitiva baseada na aparência do dispositivo naquela época. O nome persistiu ao longo dos anos, mesmo com as mudanças significativas na aparência e na funcionalidade dos mouses de computador modernos.