A mágica por trás das ligações telefônicas

Ah, as ligações telefônicas! A gente aperta alguns botões, espera uns "tut-tuts" do outro lado e, como mágica, ouvimos a voz de alguém a quilômetros de distância. Mas como esse pequeno milagre tecnológico acontece, afinal?

.

Bem, tudo começa quando você digita aquele número mágico e aperta "ligar". Seu telefone faz um sinal para a torre de celular mais próxima e diz: "Ei, eu quero falar com o número tal. Você pode me ajudar?" A torre, que está sempre de prontidão como um mordomo digital, responde: "Claro, senhor(a)! Deixe-me verificar onde essa pessoa está."

.

Então a torre de celular manda um sinal para um computador central, chamado de "central de comutação", que é como o detetive Sherlock Holmes do mundo das telecomunicações. Ele sabe onde todo mundo está! O detetive computadorizado localiza o telefone da pessoa com quem você quer falar e faz a conexão entre os dois dispositivos.

Uma vez que a conexão é estabelecida, a torre de celular diz ao seu telefone: "Você está ao vivo! Fale agora ou cale-se para sempre!" E assim, vocês dois podem fofocar, discutir o clima ou resolver os mistérios do universo até que um de vocês decida apertar o botão de "desligar".

Leia mais na Revista Bula!