O fundo do mar e seus mistérios

Ah, as profundezas do mar, um reino tão profundo que até mesmo o James Cameron precisa de um submarino para visitá-lo! Vamos explorar essas águas profundas com uma dose de ciência e um toque de humor.

.

A profundidade média dos oceanos é de cerca de 3.800 metros, o que equivale a mais de 11 Empire State Buildings empilhados uns sobre os outros. Isso é tão fundo que se você colocasse o Monte Everest no fundo do oceano, a sua ponta ainda estaria a mais de 2.000 metros abaixo da superfície!

.

E falando em pressão, nas profundezas do oceano, a pressão é tão intensa que faria um esmagamento de abraço de urso parecer um carinho. A cada 10 metros de profundidade, a pressão aumenta em aproximadamente uma atmosfera. Isso significa que nas profundezas do oceano, a pressão pode ser mais de mil vezes maior do que na superfície!

.

Mas mesmo nessas condições extremas, a vida prospera. Descobrimos criaturas bizarras como o peixe-ogro, que parece ter saído de um filme de ficção científica, e os polvos-dumbo, que parecem ter orelhas gigantes e parecem estar prontos para dançar em um salão de baile subaquático.

Leia mais na Revista Bula!